"Desafio Solar Brasil 2025" será aberto nesta terça em Imboassica
Foto: Divulgação
A competição entre 15 embarcações irá até domingo (26)
A abertura oficial do "Desafio Solar Brasil 2025" em Macaé será nesta terça-feira (21), às 14h. As competições, que acontecem pela primeira vez no município, começam nesta quarta-feira (22), às 9h. O desafio entre 15 barcos movidos a energia fotovoltaica irá até domingo (26), na Lagoa de Imboassica. O evento é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da Prefeitura de Macaé. A equipe de Fernando Amorim, do barco Carcrá, que representa o Campus UFRJ/Macaé e a cidade, tem boas chances de levar o título de campeã.
Das 11 equipes que competirão, seis chegaram nesta segunda-feira (20) à cidade: Vento Sul - UFSC (Sul), Babitonga - UFSC (Sul), Gunes Bratur - CIEP218 / Ministro Hermes Lima - Brasil Turquia (RJ), Solares - UFES (ES), Sete Capitães - IFF Campus Campos Centro (RJ) e Solaris - IFF São João da Barra (RJ). Elas vieram para o início da qualificação dos pilotos, às 15h, no IFF.
O evento, criado em 2009, envolve cerca de 300 estudantes de engenharia por ano e conta com a participação de equipes de vários estados. A proposta da competição é popularizar o uso das energias fotovoltaicas e fomentar o desenvolvimento de tecnologias neste campo. Fora isso, a disputa incentiva a prática esportiva e movimenta a economia local, por meio do turismo esportivo.
Com foco em inovação, cada barco tem tecnologia própria em baterias, sistemas de controle e mecânica. O Desafio premiará duas categorias: Livre (um casco) e Catamarã (dois cascos). O barco de Fernando Amorim tem tecnologia desenvolvida no Campus Macaé da UFRJ. A competição conta com o apoio das secretarias municipais de Esporte, de Educação Superior e de Ambiente, Sustentabilidade e Clima.