Foto: Arquivo Ana Chaffin
A prova será aplicada aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, no próximo dia 24
A ‘Prova Macaé 2011’, mais um instrumento para aperfeiçoar o planejamento pedagógico, será aplicada a estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação no dia 24 de agosto. A avaliação tem como principal objetivo preparar os alunos para a Prova Brasil.
A avaliação dos estudantes do 5º ano terá dez questões de Língua Portuguesa e onze de Matemática e a do 9º de escolaridade, vinte questões de cada uma dessas duas disciplinas. A prova, que seguirá as orientações do Ministério da Educação (MEC), é acompanhada de cartão para marcação das respostas, para que os estudantes aprendam a lidar com o método utilizado na “Prova Brasil”.
O Secretário de Educação, Guto Garcia, ressaltou que, além da prova, estão sendo realizadas aulas de reforço de Português e Matemática. “O objetivo da “Prova Macaé” é servir de preparação para a Prova Brasil e, por isso, também inclui aulas de reforço durante todo o semestre, com exercícios focando a avaliação. Além disso, a “Prova Macaé” será aplicada em duas ocasiões, servindo de simulação para a “Prova Brasil”, que é aplicada em novembro. Tudo para que os alunos estejam mais preparados e não sofram impactos comuns em avaliações como esta”, ressaltou, lembrando que depois de aplicar a prova, a secretaria vai analisar os resultados, e verificar onde é preciso dar mais atenção.
A ‘Prova Macaé 2011’ integra o Programa de Aprofundamento de Estudos para o 9º ano, que garante complementação de carga horária nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A Secretaria de Educação oferece aos alunos das dezoito escolas da rede com turmas de 9º ano dois tempos de aula a mais das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. São 37 os descritores de Matemática e 21 os de Língua Portuguesa para o 9º ano, que se referem a habilidades e competências quanto aos diversos conteúdos. Desses descritores, dez de Língua Portuguesa e seis de Matemática já foram trabalhados em cada uma das duas etapas do simulado da “Prova Macaé 2011’.
Além disso, alunos das 38 escolas com turmas do 5º ano, que receberam a segunda etapa do simulado no último dia 7 de julho, também estão sendo preparados para a prova. Para isso, professores do 5º e do 9º ano participaram de reuniões com os coordenadores de área do Ensino Fundamental para receberem orientações sobre os descritores apresentados pelo MEC. Esse trabalho é realizado desde abril.
Os dados levantados pela Prova Brasil são utilizados para auxiliar no calculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera também dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e a média de desempenho em outra avaliação, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Tudo para melhorar a qualidade do ensino básico, meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal.