Começaram esta semana as filmagens do longa “A Justiça dos Homens. A equipe está gravando cenas em Macaé e na região. Foram feitas tomadas na Avenida Presidente Sodré, a Rua da Praia, no Mercado de Peixes, em Macaé, e na Cachoeira da Amorosa, em Conceição de Macabu. O filme - patrocínio da prefeitura da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura - tem como pano de fundo a história do fazendeiro Manuel da Mota Coqueiro, último homem condenado à morte no país.
A equipe de produção – cerca de 70 pessoas – tem 35 atores. Desses, onze são da região, e foram contratados depois de vários testes. Inicialmente, o filme será de época. “Mas aos poucos vimos, que além de encarecer o projeto, um filme histórico poderia não atrair o público. Fizemos um novo roteiro e trouxemos a história de Mota Coqueiro como um pano de fundo para um drama psicológico”, diz a diretora do filme, Cris D’Amato.
- Minha intenção é buscar a identificação do público com as diferentes personalidades dos personagens, com o romance provocante entre um diretor de teatro e uma paciente psiquiátrica, e os coloridos fortes da história em foco. Através dos gêneros de romance e suspense, juntamos ficção e história, comenta a diretora.
- É uma história fascinante, que até hoje, 151 anos depois, ainda divide opiniões nesta região. Está sendo um prazer trabalhar neste filme e nessa região tão bonita”, comenta o ator Eduardo Moscovis, que vive o diretor de teatro Danilo, autor de uma peça sobre Mota Coqueiro. O filme é ambientado em Macaé, e tem também no elenco a atriz Vanessa Gerbelli, que faz o papel de Márcia, dona de uma clínica psiquiátrica, onde Danilo tenta se recuperar do fracasso de seu casamento.
A maior parte do filme é ambientada em Macaé. Serão usados como locações o Teatro Municipal, um casebre na Fazenda Pau-Ferro e uma casa no bairro Riviera, o restaurante Manhattan, e um cômodo construído na laje do Mercado de Peixes. Também serão feitas cenas na Usina Quissamã e em um casarão histórico da cidade. A expectativa é de que o filme entre em cartaz no próximo ano. A sessão de lançamento será em Macaé, no hotel Four Points by Sheraton, um dos patrocinadores da produção. Também patrocinam o filme, produzido pela Ananã Produções, as prefeituras de Conceição de Macabu e Quissamã.