Estréia nesta terça-feira (16), às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé a comédia em versos da literatura de cordel “A Volta do Prometido”. O espetáculo é fruto de pesquisas no âmbito da cultura popular. Com texto e direção de José Maria Rodrigues, o projeto é um dos contemplados com apoio cultural pela Fundação Macaé de Cultura através do edital público de seleção, Ação Macaé Cultural. O elenco composto por artistas do município foi selecionado entre os participantes de oficinas de conteúdos da cultura popular e de interpretação que integraram o projeto.
Com ingressos a preço promocional, R$ 1, essa iniciativa tem o objetivo de aproximar o público das raízes culturais brasileiras, além de valorizar e fomentar produções que preservem as identidades culturais do país. Na quarta-feira (17), no mesmo horário, haverá uma segunda sessão. O texto do espetáculo teve sua estréia em 1977, quando foi premiado no Concurso Seminário de Dramaturgia da FEFIERJ, atual Unirio.
A nova montagem pré-estreou no último domingo (14), em Glicério, região serrana. “Foi um ensaio geral”, explica José Maria, que considerou consistente o trabalho do elenco, apesar do curto período de ensaios, um mês e uma semana. “Os atores são bons e estão correspondendo de forma satisfatória. Este é um espetáculo mais difícil por ser todo em versos”, avaliou o diretor.
José Maria disse que o próximo passo será a elaboração de um novo projeto para ser apresentado em seleções da Petrobras, do Sesc e outras, com o objetivo de obter patrocínio para levar o espetáculo para outras regiões. O autor é premiado em concursos de dramaturgia e festivais e para elaborar seus textos utiliza seu material de pesquisa.
O texto recria formas dramáticas sobre as agruras do povo brasileiro. Em Macaé, José Maria, que participa de eventos teatrais dentro e fora do país, já dirigiu o espetáculo "O Homem de Nazaré" apresentado durante a Semana Santa, de 1993 a 2000, na praia de Imbetiba. Ele é ainda editor da Taba Cultural, editora que já publicou autores macaenses como Ricardo Meirelles, José Milbes entre outros.
Uma história divertida
“A Volta do Prometido” trata da vinda imaginária de Jesus e Pedro ao mundo à procura de um homem bom. Eles encontram essa alma no interior da Paraíba: um homem pobre e cheio de filhos que ajuda as pessoas. Mas ele tem um defeito, gosta de jogar baralho. O diabo tenta o homem, que acaba por não reconhecer os santos. Para se salvar, ele terá que fazer uma boa ação. Mas talvez isso já não seja mais possível.
Atuam nessa montagem: Douglas Gambarô, Vivianni Coelho, Susane Cardoso, Anelise Tietz, Leandro Cunha, Carla Andrea, Fagner Martins, André Gustavo, Lucas de Lima e Marcos Paulo, além de José Maria.