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“Ligou, clareou” recebe cerca de 20 solicitações/dia

20/02/2006 11:38:08 - Jornalista: Izabel Monteiro

Em ação desde o início de fevereiro, o Projeto “Ligou, clareou”, da Secretaria de Obras de Macaé (Semob) vem realizando cerca de 20 atendimentos/dia, como informou o coordenador de iluminação pública da Secretaria, Rudson Paganotti Lopes.

Esse projeto visa atender ao cidadão quando o poste de sua rua está sem lâmpada ou com lâmpada quebrada, ou se um acidente causou problemas na rede pública de iluminação perto das residências. Quando isso acontece, o morador pode acionar o serviço, através do telefone 2772-6161. Para atender ao cidadão, a Semob está mantendo na secretaria um plantão de elétrica das 7 às 24 h, com quatro equipes - duas durante o dia e duas noturnas.

As solicitações mais comuns, segundo informa o coordenador de iluminação pública, acontecem quando há circuitos com problemas, apagando diversas lâmpadas numa mesma rua, deixando, muitas vezes, trechos no escuro. Nos circuitos são utilizados postes de 17 metros, ou super postes, interligando de 6 a 10 postes. Se há problemas em algum poste, o trecho fica escuro, com várias lâmpadas apagadas.

Recebendo a solicitação, no máximo em três dias úteis o problema é sanado. O coordenador explica que o “Ligou, clareou” não é instantâneo, mesmo porque o município é grande e problemas acontecem às vezes em muitos lugares ao mesmo tempo, tanto na sede e subdistritos, quanto nos distritos serranos, mas que a principal idéia é realizar um atendimento rápido e eficiente, para garantir segurança ao cidadão.

- Ao criar o “Ligou, clareou” e manter o plantão até às 24 horas, a Semob tem como objetivo atender ao cidadão, já que com plantão funcionando até meia-noite isso fica mais fácil, porque os moradores só verificam problemas na rede pública à noite, quando todas as luzes estão acesas. Tão logo ficamos sabendo dos problemas, buscamos atender com rapidez às solicitações da população – disse Rudson Lopes.