Foto: Moisés Bruno
A proposta do espaço é promover ações contínuas de valorização do servidor
Para fortalecer o bem-estar, a saúde física, emocional e social dos servidores municipais, a Secretaria Adjunta de Recursos Humanos inaugurou, nesta terça-feira (3), a Casa do Servidor de Macaé – Júlio Martins Antunes. O espaço, que já oferece terapias integrativas, fisioterapia, atendimento nutricional e psicológico, ganhou também um consultório odontológico. A proposta é promover ações contínuas de valorização do servidor, cerca de 17 mil profissionais.
O prefeito Welberth Rezende destacou os avanços para a melhoria da qualidade de vida do servidor. “Hoje é um dia muito importante para todos os servidores públicos do município, pois é apenas o início de uma política de valorização. A ideia é avançarmos cada vez mais nesse processo de valorização do servidor e fortalecimento da sua saúde. Em breve teremos a policlínica do servidor com atendimento médico 24 horas e diversas outras ações que visam recuperar a parceria, o respeito, a autoestima e confiança desses profissionais que fazem a cidade acontecer. Outro benefício é que buscaremos uma alteração na lei para antecipar a data base e, ainda, prover um aumento maior que a inflação no próximo ano”, frisou o prefeito.
O Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, ressaltou que o espaço é a primeira Casa do Servidor do Estado do Rio de Janeiro. “O governo acreditou na nossa proposta e entende que o servidor é um dos principais atores das políticas públicas do município. Por isso, a importância de cuidar de cada um deles. Já estamos providenciando também a Escola do Servidor, que oferecerá cursos de pós-graduação e mestrado, além da policlínica e outras parcerias. Em janeiro e fevereiro de 2025 estaremos com uma unidade móvel da Coordenadoria de Odontologia nas secretarias para realizarmos diversos atendimentos de saúde bucal”, disse Aristófanis.
A coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, afirmou que estão previstos atendimento psiquiátrico, aulas de forró, samba de gafieira e atividades multifuncionais, de forma gratuita. “A Casa do Servidor começou a ser idealizada em agosto de 2023 com a proposta de promover a qualidade de vida dos servidores. Visitamos alguns espaços em São Paulo e após alguns processos de estruturação, a partir de maio deste ano mudamos para a casa e iniciamos a estruturação do ambiente. Nesse período, trabalhamos para trazer várias atividades e acolhimento ao servidor. Além disso, montamos uma equipe de trabalho que é cúmplice da Casa do Servidor. Tenho orgulho dessa equipe porque todos nós nos encontramos em constante preparação para atender os servidores da prefeitura com todo carinho e empatia que merecem.”, enfatizou Fabieni.
O atendimento odontológico na Casa do Servidor já estará disponível nesta quarta-feira (4) e as marcações podem ser feitas pelo telefone da Casa do Servidor: (22) 99263-9632. A ideia é facilitar o tratamento para o funcionário da Prefeitura de Macaé, com serviços como extração, limpeza, restaurações, aplicações de flúor, dentre outros. A coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, informou que o consultório será o 20º da atual gestão municipal.
A Casa do Servidor conta ainda com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAa). O imóvel com 18 espaços lineares e acessíveis, próximo do MACAEPREV e Centro Administrativo funciona na Rua Doutor Francisco Portela, 702, no Centro da cidade.
A Casa do Servidor representa um marco histórico para o município de Macaé no âmbito das políticas públicas voltadas ao bem-estar do servidor municipal. Entre as iniciativas em estudo para implementação destacam-se a licitação e futura contratação de uma clínica para tratamento de dependentes químicos, a adesão ao programa GYMPASS, parcerias com o comércio local para concessão de descontos, e a criação da academia do servidor, entre outras ações. Essas medidas refletem o compromisso da administração em valorizar e oferecer melhores condições aos seus servidores.
Com o compromisso de alcançar a excelência no atendimento ao servidor público de Macaé, a equipe da Casa do Servidor assume um novo desafio: a implementação da certificação ISO 9001. Essa iniciativa reforça a busca por padrões elevados de qualidade e eficiência nos serviços prestados, consolidando a instituição como referência nas políticas públicas voltadas ao bem-estar dos servidores municipais.
Casa leva nome do servidor Júlio Martins Antunes
O nome oficial da Casa do Servidor foi escolhido pelos próprios servidores públicos municipais de Macaé, por meio de enquete disponível no Portal do Servidor e, dentre os apontados, com 532 votos, o nome Júlio Martins Antunes foi o homenageado. A família do servidor, a esposa Lizete Pires Antunes e os filhos Nathália Antunes e Julinho Antunes compareceram à homenagem. “Foram 35 anos do meu pai servindo a prefeitura, sempre cedo nas ruas. Estamos muito felizes com esse reconhecimento”, pontuou Nathália.
Servidor concursado como Agente Fiscal de Urbanismo desde 4 de maio de 1992, Júlio Martins Antunes atuou como servidor público municipal por mais de 30 anos, período que esteve à frente de várias secretarias municipais, tais como: Serviços Públicos, Empresa Pública Municipal de Saneamento (antiga Esane), Secretaria de Obras e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo amor a Macaé, faleceu em 27 de janeiro de 2022.