logo

1ª Copa de Elite do Cavalo Quarto de Milha movimenta arena de rodeio no Parque de Exposições

28/07/2007 17:48:57 - Jornalista: Izabel Monteiro

A arena de rodeio do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha esteve movimentada durante toda a XXVIII Expo de Macaé. Durante todos os dias do evento, na arena aconteceram várias apresentações de animais e provas hípicas reunido cavaleiros, amazonas e animais da região, levando um grande público às arquibancadas. No sábado, 28 de julho, aconteceu o início da 1ª primeira Copa Elite do Cavalo Quarto de Milha, às 10h.

O evento organizado pela RJ Quarto de Milha, da Associação Fluminense do Quarto de Milha, com o apoio da Prefeitura de Macaé e da Agrape. A Copa teve quatro modalidades, Tambor e Laço de Bezerro, no sábado, e Baliza e Tean Penning, no domingo.

Segundo o supervisor da RJ Quarto de Milha, Tomaz Marinho, 80% dos participantes da Copa são cavaleiros e cavalos de Macaé ou de municípios vizinhos. Ele destacou a importância de Macaé e região, com muitos criadores do cavalo Quarto de Milha, e também a participação de crianças e jovens nas provas envolvendo o Quarto de Milha, um cavalo de origem americana, mas que se adaptou ao país, sendo o Brasil o terceiro mais produtor e criador na raça no mundo.

- Uma das características mais marcantes desse animal é docilidade extrema, o que o torna preferido das crianças. Em Macaé, muitas crianças e jovens participam de provas e treinamento com o cavalo – disse Tomaz Marinho, explicando que da Copa participaram 100 cavalos e 250 cavaleiros.

A primeira Copa Elite do Quarto de Milha teve a premiação fixa de R$ 20 mil, doada pelos patrocinadores – Prefeitura de Macaé, Zadar, W.com, Proforma, Fazenda Coqueiral, Hidrolume, Água Mineral Vale do Sol e Bike Center – e que o prêmio será dividido, no final da prova, no domingo, entre os ganhadores. Além do prêmio em dinheiro, para os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade, os participantes recebem medalhas.

Responsável pela vinda da RJ Quarta de Milha a Macaé, para a realização das provas hípicas e da Copa Elite, o assessor especial da Prefeitura, Jocimar Gomes de Oliveira, o Boca, disse que o evento tem o total apoio do prefeito Riverton Mussi, que reconhece a importância da criação do cavalo Quarto de Milha no município.

- O prefeito Riverton Mussi apóia integralmente a realização das provas na arena de rodeio e deve estar presente na entrega da premiação os vencedores, no domingo – disse Jocimar.