Foto: Maurício Porão
A programação continua nesta quarta e quinta-feira (22 e 23)
Macaé atingiu a marca de 200 ônibus coletivos urbanos à disposição da cidade, nesta terça-feira (21). Isso representa quase 100%, em relação aos 105 ônibus que atendiam os usuários do serviço de transporte público, em janeiro deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, que representou o prefeito Welberth Rezende, na abertura do 1º Seminário de Mobilidade Urbana de Macaé, no auditório da Cidade Universitária. A programação continua nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), com palestras sobre o tema, a partir das 13h.
“Já há alguns anos não eram oportunizados um número de ônibus como esse para a população. A realidade que encontramos foi muito crítica e, a questão do transporte ainda tem muita coisa a ser melhorada. Continuamos pressionando a concessionária responsável pelo transporte. Precisamos renovar essa frota e reavaliar algumas trajetórias. Já fizemos algumas mudanças de linhas, onde a população ficou contente com as mudanças. Vamos avançando. O desafio de realizar um seminário como esse já é uma grande conquista. Vamos ter aulas aqui que vão valer como pós-graduações, com personalidades que são referência na mobilidade em nosso país. Além de palestras específicas com técnicos da nossa secretaria", disse Jayme Muniz.
O secretário anunciou também que a Coordenação de Educação para o Trânsito desenvolveu e encaminhou para a Câmara Municipal uma minuta de Projeto de Lei para que, a partir do ano que vem, o ensino complementar da Educação para o Trânsito esteja na grade do primeiro ao nono ano, em todas as escolas do município, com todo material didático. “Nada melhor do que começar do berço para construir o futuro da cidade. Também queremos implantar a Cidade do Trânsito, em Macaé, copiando o modelo de Curitiba”, completou Jayme Muniz.
Presentes na abertura estavam o presidente da Comissão de Transportes, representando a Câmara Municipal, vereador Amaro Luiz; o delegado da Polícia Federal, Dr. Júlio Ribeiro; o delegado titular da 123ª Delegacia de Macaé, Márcio Caldas; o subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Bruno Ribeiro; o comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), tenente-coronel Marcos Rodrigues Neiva da Silva; o Procurador Geral do Município, Dr. Fabiano Paschoal; secretários municipais; agentes de trânsito da Mobilidade Urbana e público em geral. A organização do evento é da equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito.
"Macaé está com grande perspectiva de crescimento, com a instalação de termelétricas, redes de supermercado. Precisamos mais do que nunca nos empenharmos para acertar Macaé na questão da mobilidade para o futuro. Temos perspectivas claras de crescimento e precisamos preparar a cidade", disse o vereador Amaro Luiz.
Dr. Júlio Ribeiro destacou o grau de interesse da programação do seminário, com temas como políticas públicas e tecnologia.
"Vou estar presente em algumas palestras aprendendo e contribuindo. O interesse é fazer de Macaé uma cidade melhor e mais segura, atendendo todas as necessidades. Acredito que a implantação de uma Cidade Inteligente vai ajudar muito o trabalho da polícia", afirmou.
O tema da programação desta terça-feira foi Políticas de Mobilidade Urbana. Após a abertura, a palestra teve como tema Mobilidade Urbana inclusão, com o diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Claudionor Agibert. "Viemos com a humildade no coração para trazer a experiência de Curitiba, mas também para aprender com vocês", disse.
A Gestão do Trânsito no Brasil, desafios e oportunidades, foi com Mauro Gil Meger, diretor vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Devido às condições climáticas e que decorreu de falta de energia, a última palestra do dia ocorrerá na quinta-feira (23).
Programação:
Quarta-feira, dia 22 | TECNOLOGIA EM MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA