Foto: Divulgação
Não será necessário credenciamento para assistir às aulas-show
Do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte e de São Paulo, grandes nomes da gastronomia, head bartender e consultor de restaurantes já estão confirmados na programação da Cozinha Show do 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura, um dos pontos altos do evento. De Macaé, chefs, sommelière, consultor pizzaiolo e historiadora também estão na grade das aulas-show. Não será necessário credenciamento para assistir às aulas. O festival realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé com apoio institucional da Prefeitura de Macaé acontece, de quarta-feira (3) ao feriado de 7 de setembro, em quatro quarteirões da Praia dos Cavaleiros, com shows e uma exposição histórica e fotográfica inédita da gastronomia macaense.
A chef Kátia Barbosa, dos restaurantes Aconchego Carioca e Sofia, e sua filha Bianca Barbosa, do Bar Kalango, estão entre as grandes atrações do festival. O Aconchego Carioca, fundado em 2002, é um ícone da comida de botequim do Rio, já premiado com o símbolo ‘Prato Michelin’. Kátia é a criadora do bolinho de feijoada, descrito como patrimônio carioca. Na quinta-feira (4), às 19h, Kátia e Bianca apresentarão o prato Arroz Maria Isabel. Entre outros nomes de peso, está Mari Rezende, do Bar da Frente, que este ano foi eleito o Melhor Bar do Rio, no prêmio Rio Gastronomia 2025, cinco meses após a abertura de uma filial em Copacabana, que preservou a essência da sede na Praça da Bandeira e o carro-chefe da casa, porquinho de quimono.
Mari Rezende fará sua aula-show, na sexta-feira (5), às 19h, junto com Toninho Momo, do Bar do Momo, no Rio. Eles vão apresentar a receita Polenta com moela. Toninho comanda a cozinha do Momo desde 2010. O bar na Tijuca foi fundado nos anos 70 por Abrahão Reis e depois comandado pelo Tonhão, pai do Toninho. Foi consagrado Patrimônio Cultural Carioca, em 2022, e vencedor por seis vezes seguidas do prêmio Água na Boca Tijuca do Jornal O Globo. Toninho também assina o cardápio do Bar do Zeca Pagodinho.
Muitas outras histórias e receitas irão surpreender o público nesta edição comemorativa dos 15 anos do Polo Gastronômico de Macaé, na Cozinha Show. Nos estandes, que rememorarão os pioneiros da culinária macaense, poderão ser degustadas receitas especiais de 25 associados, além de convidados. O presidente do Polo Gastronômico, Renato Nicoli, destaca que nesta edição haverá mais áreas suspensas, a fim de aumentar o número de assentos, oferecendo mais conforto aos visitantes.
“Nestes 15 anos, a edição de 2013 me marcou bastante, porque nas duas anteriores os associados faziam o festival separadamente, em frente aos seus restaurantes. Mas naquele ano, fomos para a rua e vimos a proporção que poderia tomar. Foi a primeira união entre nós”, conta Nicoli.