A Exposição ‘Independência e Museus - Outros 200, outras Histórias’ começa na segunda-feira (19), às 10h.
A tradicional Primavera dos Museus, um projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em parceria com museus de todo o país, em sua 16ª edição, contará mais uma vez com a participação do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé. A programação, de segunda-feira (19) ao dia 23 (sexta-feira), abrange toda faixa etária escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior, e é aberta ao público.
O secretário de Cultura, Leandro Mussi, destaca a promoção de ações envolvendo diferentes segmentos artísticos da cidade.
Já a diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, ressalta que o evento tratará do bicentenário da independência do Brasil de Portugal, mas também de novas independências.
“Isso garante o verdadeiro resgate da nossa cultura. E mais, este evento reforça o compromisso de defender a nossa identidade e tradição, guardadas não só no Museu Solar dos Mellos, mas em todos os polos da Secretaria”, diz.
Ela destaca as diferentes linguagens que serão utilizadas para se alcançar distintas faixas etárias de público. Vai haver teatro de fantoche com o tema ‘Independência’ para crianças da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Já para os alunos do segundo segmento do Fundamental, será exibido um vídeo educativo. Os estudantes do Ensino Superior serão público-alvo das palestras de lançamento de livros.
“Independências que, ao decorrer do tempo e até hoje, lutamos para conseguir: a independência da mulher, da mulher preta e ainda, a conquista da liberdade de expressão e religiosa. São novos pensares, novas independências”, enfatiza.
Programação
“Os alunos vão apresentar imagens que representam nossa diversidade cultural, resgatando personagens e momentos marcantes da história brasileira e buscando, dessa forma, novos olhares para o futuro”, diz o professor que completa: “São trabalhos realizados por adolescentes, estudantes de escola pública de qualidade, que têm um olhar crítico para as questões que envolvem o país”.