O 2º Fórum Permanente Intersetorial acontece, na quarta-feira (23), às 19h, no auditório Erosita França Lecler do Conselho Municipal de Saúde. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas em parceria com a Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas. O tema do encontro é: “Rede Pública e Política Social” e tem como objetivo principal proporcionar um espaço de discussão pública e colocar questões, ponderações, acrescentar e opinar sobre Política Pública de Prevenção às Drogas e Promoção da Saúde. As vagas são limitadas.
A presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Magda Soraia Delfino, informa que o fórum vai contar com a apresentação da palestra do sanitarista Francisco Manoel Jardim. Além da participação do grupo de trabalho composta por ela, Carlos Magno Simões e Laura Maffei.
- Refletir e propor trabalho social em rede constitui-se, hoje, um grande desafio para os profissionais vinculados às políticas públicas, gestores municipais, conselheiros pertencentes aos diferentes conselhos de políticas públicas e de direitos que respondem pela garantia dos direitos fundamentais do cidadão, principalmente em um contexto em que a exclusão social é marcante, explica, acrescentando que redes intersetoriais são aquelas que articulam o conjunto das organizações governamentais, não governamentais e informais, comunidades, profissionais, serviços, programas sociais, setor privado, bem como as redes setoriais, priorizando o atendimento integral às necessidades dos segmentos vulnerabilizados socialmente.
- Todos os órgãos municipais e a sociedade civil organizada estão convidados a participar do evento. A entrada é gratuita e a nossa intenção é criar um espaço permanente para discutir sobre o assunto, pelo menos a cada dois meses, independente do conselho, pois não vamos discutir em um encontro todas as políticas públicas de cada setor, competência, elaboração de metas e ações, encaminhamentos, conceitos, entre outros assuntos, afirma.
Magda Soraia acrescenta ainda que a realização do fórum foi uma das propostas apresentadas durante o 3º Fórum de Políticas sobre Drogas realizado no ano passado.
A intenção, de acordo com Magda, após esse encontro é discutir temas específicos e todas as propostas serão enviadas para cada setor. Ela enfatiza que o objetivo é promover também uma atuação política, onde promova a reflexão para defender a Política de Prevenção às Drogas e Promoção da Saúde, que seja eficaz, prática e que gere vida.
A presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas conclui, dizendo que é necessário entender na íntegra o que é Política Pública Intersetorial em todos os setores que envolvam as áreas da saúde, educação, cultura, lazer, moradia, saneamento básico, entre outros. Com isso, na opinião dela, fica mais fácil trabalhar a prevenção de forma universal.
As vagas para participar do encontro são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail: comad@macae.rj.gov.br. O Conselho Municipal de Saúde fica na Rua Teixeira de Gouveia, 469, Centro. Mais informações pelos telefones: (22) 2791-0792, ramal 203/(22) 9964-4961/(22)8804-1986.