logo

36ª Unidade Diocesana traz “O Ano da Fé” para Macaé

31/08/2013 21:21:00 - Jornalista: Celine Moraes

Foto: Celine Moraes

O prefeito Dr. Aluízio participou do evento.

Música, dança, adoração, palestras e missa. Estes foram os ingredientes para o sucesso da 36ª edição da Unidade Diocesana, evento católico promovido pela Diocese de Nova Friburgo neste sábado (31), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. O encontro, que contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, reuniu cerca de 10 mil fieis de 19 municípios da região e também do exterior e foi aberto oficialmente pelo Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, pelo bispo diocesano de Nova Friburgo, Dom Edney Mattoso, pelo organizador do evento, padre Gleison Lima, líder da igreja de Santo Antônio e pelo Monsenhor Alexandre Guido, líder da Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Macaé e coordenador do Vicariato Litoral.

Para o Prefeito Dr. Aluízio, a escolha de Macaé para o encontro de 2013 foi uma prova de confiança na capacidade do município em receber um evento deste porte. “Agradecemos pela confiança que a Diocese de Nova Friburgo depositou no município de Macaé, pois um evento de grande porte como este merece uma estrutura de serviços a altura para receber tantos visitantes. São mais de 10 mil pessoas visitando Macaé no dia de hoje e isso movimenta não apenas a comunidade católica da região, mas também a economia do nosso município. Parabéns pelo evento e esperamos que se sintam a vontade em Macaé”, declarou.

O bispo diocesano Edney Mattoso agradeceu o empenho de todos os envolvidos no trabalho de realização do evento. “Agradeço todo o empenho, esforço e dedicação de todos os voluntários. Muito obrigada a todos por proporcionar momentos tão bonitos. A unidade Diocesana é um momento de reavivamento de nossa fé, do nosso amor à igreja e a Jesus Cristo. Temos dificuldades e problemas sim, mas eles existem em qualquer lugar. Este momento foi feito para que nós, iluminados pela fé, tenhamos a coragem de superar os momentos difíceis e, assim, valorizar os momentos felizes que Deus nos proporciona”, disse.

O organizador do evento, Padre Gleison Lima, ressalta que o objetivo do encontro é promover a união das paróquias da região e que todas estejam alinhadas na filosofia do Papa Francisco, grande líder da Igreja Católica. “Ainda estamos no espírito da Jornada Mundial da Juventude que ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, assim como com os ensinamentos do Papa Francisco que prega, acima de tudo, a humildade. Assim como ele mesmo designou durante a JMJ, estamos trazendo para Macaé o Ano da Fé”, pontuou.

O evento contou com espaços como Sacristia, Adoração ao Santíssimo Sacramento, salas de palestra, sala de confissão, cantina, restaurante e feirinha para comercialização de livros, camisas e demais acessórios religiosos. Painéis alusivos à história de Macaé enfeitavam os espaços, demonstrando cartões postais da cidade e personalidades.

Os shows com bandas famosas como Adoração e Vida, Grupo Renascer, Banda Trinum e da Freira Inês, animaram o público ao longo do dia. Também foram proferidas palestras com o Monsenhor Alexandre Guido, com o tema referente à Pastoral Familiar, e do Padre Mauro da Igreja São Paulo Apóstolo, com o tema sobre as pastorais sociais. A final, foi realizada uma grande missa solene.

Participaram do evento 55 paróquias de 19 municípios da região, divididos em Vicariato Litoral (Macaé, Rio das Ostras, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã e Conceição de Macabu); Vicariato Sede (Nova Friburgo, Cachoeiro de Macacu e Sumidouro); e Vicariato Norte (Itaocara, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras e Bom Jardim).