logo

4º Encontro de Educação Matemática começa nesta sexta-feira

31/08/2006 15:13:08 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Começa nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), o 4º Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro. Pessoas de vários estados do Brasil, do estado do Rio e do município se inscreveram para participar do evento, que será um espaço para a divulgação de pesquisas acadêmicas, troca de experiências e reflexão sobre a construção do conhecimento matemático. Também se inscreveram dois professores chilenos.

Segundo informações da professora Tânia Márcia Carvalho Aguiar, do Grupo de Matemática de Macaé e uma das organizadoras do encontro, os palestrantes internacionais que participarão do evento já chegaram ao país, no Rio de Janeiro, e estarão em Macaé, por volta das 12h, desta sexta-feira.

- Nossa expectativa é boa. A quantidade de inscrições que recebemos do Brasil demonstra que o encontro despertou o interesse dos que amam a Matemática. Do país, inscreveram-se professores de Blumenau, Pernambuco, Salvador e de diversos municípios do Estado do Rio. De Macaé, temos cerca de 200 inscrições. Esta última semana foi de muito trabalho, mas o Grupo de Matemática de Macaé está animado – diz a professora, ressaltando o trabalho do grupo, formado por Bernadete Mara Coutinho Gonçalves da Silva, Luciene Carneiro dos Santos, Norma Sueli Campos, Maria Dirce Benevides, Sílvia Márcia Carvalho da Silva, Elizabete Alves dos Santos, Lucimar Pinto, Sillo Casa e Gildázio Magalhães.

O Grupo de Matemática ressalta, também, a ajuda da funcionária da Petrobras, Edilma Carneiro dos Santos, que, após seu expediente na Empresa, ajudou na área de Informática, e o apoio da secretária municipal de Educação, Milmar Pinheiro, e dos Departamentos Pedagógico e de Comunicação da Semed. O grupo também destaca o apoio da chefe de Gabinete do prefeito Riverton Mussi, Elma Mussi.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio de Janeiro, e realizado pelo Grupo de Matemática de Macaé (GRUMM), prefeitura de Macaé, secretaria municipal de Educação, com apoio da Faperj e do Colégio Barroco Lopes. Do Encontro de Matemática participam educadores das diferentes modalidades do ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior.

Junto com o Encontro, acontece o 2º Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, que contará com educadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha.


Programação

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (1º), no Macaé Centro, com credenciamento, às 15h, e palestra de abertura, às 19h30, com o tema: “Explorar e investigar matemática: desafio para aluno e professor”, proferida pelo professor João Pedro da Ponte, da Universidade de Lisboa.

No sábado (02), acontecem mini-cursos direcionados a professores do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Educação de Jovens e Adultos, no Colégio Barroco Lopes, às 8h e às 13h30 e também mini-cursos em Laboratório de Informática. Às 18h, assembléia da SBEM.

No último dia do Encontro, no domingo (03), a partir das 8h, realizam-se no Macaé Centro as mesas redondas e, a partir das 13h30, o 2º Fórum Ibero-Americano de Educação Matemática, com palestra de abertura: “Globalização em educação matemática: um desafio para a realidade?”. O Fórum terá como debatedores João Pedro da Ponte (Universidade de Ciência da Universidade de Lisboa); Joaquín Gimenez Rodrigues (Universidade de Barcelona); Jorge Enrique Sagula (Universidade de Lujan, Argentina); Lurdes Serrazina (Instituto Politécnico de Lisboa/Escola Superior de Educação); Madd Damião Júnior (Universidade Severino Sombra); Vânia Maria Pereira dos Santos (Wagner – IM – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo/ Instituto de Matemática da UFRJ).