logo

5º Festival Macaé Cine incentiva produção cultural na cidade

26/10/2015 17:27:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Juranir Badaró

Nesta segunda-feira (26), a programação envolveu alunos do Polo de Cultura da Fronteira com exibição de curtas infantis

O 5º Festival Macaé Cine apoiado pela Fundação Macaé de Cultura exibe filmes e curtas produzidos na região. O evento começou na última sexta-feira (23) e se estende até o próximo sábado (31). A iniciativa promove cultura, inclusão social e destaca produções de cinema e audiovisual no cenário nacional. Além das mostras de curtas regionais e infantis, pela primeira vez a festa também exibirá longas-metragens nacionais e internacionais, ambos, com caráter crítico e reflexivo a questões sociais e educativas. As mostras são exibidas em quatro pontos da cidade, sendo eles, Galeria Café com Arte, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem/UFRJ), Polo de Cultura da Fronteira e Teatro Municipal.

Nesta segunda-feira (26), o Polo de Cultura da Fronteira recebeu programação do Macaé Cine. Cerca de 70 alunos, entre os turnos da manhã e tarde, assistiram curtas infantis. Segundo a coordenadora do Polo, Keila Quirino, esse projeto dá oportunidade do aluno conhecer e se apaixonar pelo cinema. "A inclusão da cultura nas comunidades é fantástico, pois, as crianças conseguem ter acesso a diferentes linguagens de conhecimento, e esse mundo é novo, para a maioria deles. Toda manifestação artística é uma ferramenta de educação, e o cinema, sem dúvidas é uma delas", ressaltou.

De acordo com o produtor do Macaé Cine, Hélder Santana, a formação de plateia é uma das características do evento. E que com acesso à internet e o avanço da tecnologia é possível ter e levar informação de maneira rápida e fácil como, por exemplo, as máquinas digitais e o aparelho celular, onde é possível produzir vídeos, com baixo custo monetário.

- Devido à nova realidade de produção e consumo de informação nos meios de comunicação é importante alcançarmos as crianças e jovens, pois, são mais aptos ao mundo audiovisual e digital, e também por estarem no auge da formação de conceito e opinião - esclareceu, Helder, Informando ainda que um dos curtas exibidos aos alunos do Polo frisou a conscientização na preservação do meio ambiente, com dicas de reciclagem e economia de água.

O Macaé Cine é vitrine dos curtas-metragens da região para o mundo, um exemplo é o documentário "Do Petróleo e do Cinema", do cineclubista, Artêmio Macedo, em parceria com o diretor do Macaé Cine, João Rocha, indicado pela Academia Brasileira de Cinema ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2015, estando entre os favoritos na categoria de melhor curta-metragem documentário.

Atualmente, o evento faz parte do mapa da cultura do estado do Rio de Janeiro. Idealizado pelo cineasta macaense Thales de Moraes (1986/2011), o Macaé Cine é realizado pela Império Produções, RH Produções e conta com a parceria do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). Todas as exibições de filmes são gratuitas, com classificação indicativa de idade. Mais informações no site: www.macaecine.com.br.

Alunos do programa #inovareaprender exibem curtas no Macaé Cine

Nesta terça-feira (27) , alunos do programa #inovareaprender vão apresentar na sede do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé (Nupem/URFJ), no turno da tarde trabalhos voltados para linguagem do cinema. Serão exibidas obras produzidas com alunos orientados pelos educadores das escolas municipais: Ancyra Pimentel; Maria Letícia; Natalio Salvador; Polivalente; Coquinho; Sana; Ivete e Eda Daflon.

Algumas das obras que serão exibidas serão "O Gigante acordou!", "Jardineiras" e "O mundo pede socorro”. O programa #inovareaprender tem como objetivo levar o mundo da tecnologia, com a linguagem da robótica, dos games, dos aplicativos e do cinema às escolas municipais de Macaé por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e Fundação Educacional de Macaé (Funemac).



Programação do Macaé Cine

27, 28, 29 de outubro: mostra infantil para alunos da rede municipal de ensino, no Nupem/UFRJ.

29 de outubro: mostra competitiva de curtas-metragens nacionais, às 19:30h, no Teatro Municipal de Macaé;

30 de outubro: mostra competitiva regional, às 19:30h, no Teatro Municipal de Macaé;

31 de outubro: noite de premiação, às 19:30h, no Teatro Municipal de Macaé.


Fotos Relacionadas