Foto: Arquivo
Torcedor macaense promete fazer uma bela festa no Maracanã
Com vaga já garantida na Série C do Brasileiro de 2010, o Macaé Esporte inicia neste domingo (04) a briga pelo título de primeiro campeão nacional da quarta divisão. O Alvianil Praiano abre a fase semifinal da Série D contra a Chapecoense-SC, às 15h45, no Maracanã, na preliminar do Fla-Flu. O jogo da volta está marcado para o dia 18, no interior catarinense. O vencedor decide a competição contra quem avançar do duelo entre São Raimundo-PA e Alecrim-RN, que fazem a primeira partida em Santarém-PA, às 18h.
- Firmamos um pacto, no início do nosso trabalho, que o objetivo de todos era a conquista de um título. Não foi possível na Copa Rio, mas agora temos a chance de coroar a bela campanha da Série D com o troféu de campeão. O primeiro objetivo, que era o acesso, foi conquistado. Agora, a motivação tem que ser maior ainda, já que teremos a oportunidade de marcar nossos nomes na história do Macaé - disse o técnico Toninho Andrade.
E para dar um passo importante na conquista da vaga na final, o treinador espera que a equipe consiga manter o bom aproveitamento quando tem o mando de campo. Aliás, o Alvianil tem o melhor desempenho, dentre todos os semifinalistas, quando atua em seus domínios. Em seis jogos como mandante, o Macaé venceu quatro e empatou dois, atingindo o aproveitamento de 77,8% dos pontos disputados. Marcou dez gols e sofreu somente três.
- É bom ressaltar que não fizemos nenhum jogo em nosso estádio, que está em obras. Jogamos no Giullite Coutinho (do América), no Arizão (Goytacaz) e no Godofredo Cruz (Americano). E o Maracanã será a nossa quarta casa nesta Série D. É complicado treinar em um lugar e jogar em outro. Entretanto, a partir de janeiro, isso não mais acontecerá, quando passaremos a jogar em Macaé, como prometeu o prefeito Riverton Mussi - frisou o treinador.
Clube atinge recorde de
jogos numa temporada
Contra a Chapecoense, o Macaé Esporte fará o seu 43º jogo na temporada, recorde na história do clube. A marca ultrapassa as 42 partidas realizadas em 2006, ano em que o Alvianil Praiano fora vice-campeão Estadual da Segunda Divisão - com o atual técnico Toninho Andrade - e da Seletiva de Acesso, que acabou invalidada pela Justiça. Naquela temporada, o clube obteve 23 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Marcou 71 gols e sofreu 44. Aproveitamento de 61,1%.
Já nos 42 jogos realizados neste ano, o Macaé Esporte conquistou 19 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Apesar de o aproveitamento ser inferior ao de 2006 (53,2%), o time comemora o fato de ser a quinta força do futebol carioca, ter conquistado o terceiro lugar na Copa Rio e, a partir de 2010, estar entre os 60 melhores clubes do país. Nesta temporada, o Alvianil já marcou 62 gols e sofreu 44.
E, neste domingo (04), dois jogadores atingem marcas importantes com a camisa do Macaé. O zagueiro Otávio e o volante André Gomes fazem a 60ª partida pelo clube. Os dois chegaram ao Alvianil Praiano no início de 2008 e marcaram, respectivamente, cinco e oito gols. Ambos estão confirmados na equipe titular neste primeiro duelo contra a Chapecoense.
Toninho Andrade segue
com a equipe indefinida
Por outro lado, o técnico Toninho Andrade tem algumas dúvidas para confirmar o time alvianil. Desfalque certo é o lateral-direito Uilian, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e que dá lugar ao Johnathan. Já o atacante Léo Santos sentiu a posterior da coxa esquerda e foi submetido à ultrassonografia, que não apontou contratura. Porém, ele não tem escalação garantida. Se for vetado, entra o atacante Anderson, artilheiro do time na competição com 4 gols.
Outras dúvidas são o volante Gedeil, que sofreu uma pancada na coxa esquerda, e o goleiro Jefferson, com um tersol na vista esquerda. Entretanto, a dupla não deve ser problema para o jogo. E quem está de volta ao time, após cumprir suspensão, é o volante camaronês Steve.
Torcedor lota 10 ônibus e
promete festa no Maraca
O torcedor do Macaé Esporte promete fazer uma bela festa no maior palco do futebol mundial contra a Chapecoense. E, para empurrar o time comandado pelo técnico Toninho Andrade, 10 ônibus foram colocados à disposição dos alvianis. A saída está marcada para as 10h, da sede do clube, localizada na Rua Alfredo Backer, nº 203, Centro. No Maracanã, a torcida macaense ficará posicionada nas cadeiras azuis inferiores (antiga geral).
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE X CHAPECOENSE-SC
Data/Hora: 04/10/2009 – 15h45
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Adailson Alves Pereira (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
>> Macaé: Lugão; Johnathan, André, Otávio e Bill; Gedeil, Steve, André Gomes e Wallacer; Léo Santos (Anderson) e Bruno Luiz. Técnico: Toninho Andrade.
>> Chapecoense: Nivaldo; Anelka, Kleber Goiano e Silvio Bido; Eduardo, Luís André (Brenno), Emerson Cris, Cristiano e Aelson; Rogério e Giancarlo. Técnico: Mauro Ovelha.