logo

A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em saúde mental é tema de palestra

17/05/2024 16:07:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Jefferson Rezende

A palestra faz parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial em Macaé

“A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em saúde mental” foi tema de palestra da programação do Mês da Luta Antimanicomial do município, na manhã desta sexta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades seguem até o dia 29.

O tema foi apresentado pelo enfermeiro, doutor em Saúde Coletiva, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)- Campus Macaé, Tiago Souza.

Ele informou que o assunto é de interesse para os profissionais que atuam nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Equipe Multidisciplinar que trabalham nesses locais.

“Falei sobre a importância da visita domiciliar no âmbito da ESF e pacientes restritos em domicílios. Destaquei também como esses profissionais podem identificar demandas de saúde mental que possam ser resolvidas dentro das próprias unidades, como depressão leve”, explicou.

O palestrante informou ainda que abordou também sobre as principais ferramentas de assistência e atenção na saúde mental.

“Acho muito importante que os profissionais possam se capacitar, pois sempre há novas informações sobre o assunto para que eles possam se atualizar”, ressaltou.

A gerente de Saúde Mental, Lorrane Ferreira, informou que o Dia Luta Antimanicomial será neste sábado (18).

“Estaremos sempre proporcionando aos profissionais da Saúde Mental, a oportunidade de participar das capacitações sempre na última segunda do mês, estaremos abordando o tema: “O manejo da Crise dentro da ESF” na Casa de Convivência”, informou.

Ela acrescentou ainda que os profissionais interessados e instituições poderão ter mais informações por meio do telefone (22) 99105-4223, das 8h às 18h.

Programação:


22/05:
Ocupação cultural da Praça Washington Luiz, das 9h às 12h, na Praça Washington Luiz. Atividades: Dança circular, Contos e Cantos, Oficina de Amigurumi, Pintura com tintas artesanais e Vivência artística (Trama sem fim).

27/05: 13h às 16h - Palestra 'A importância do Apoio Matricial na Atenção Básica' com Fany Chun Chang, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua do Açude, 175, Granja dos Cavaleiros).

29/05: Cine Debate - ‘Nise da Silveira: O coração da Loucura’, das 9h às 13h, no auditório do Paço Municipal. Seminário “A importância da Atenção Básica no Cuidado Antimanicomial.


Fotos Relacionadas