Foto: Divulgação
A estação passou por reformas, limpeza e desinfecção e, hoje, leva água de qualidade à comunidade
Continuando a visita técnica realizada na região serrana de Macaé, no dia 26 de junho, técnicos e funcionários da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), estiveram na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Trapiche. A visita conduzida pelo presidente da empresa, Marcos Muffareg, teve como objetivo vistoriar as instalações da estação e oportunizar aos funcionários conhecerem o trabalho da Esane na serra macaense, onde as ações de saneamento básico – abastecimento de água e tratamento de esgoto – são responsabilidade da empresa.
O funcionamento da ETA de Trapiche foi uma das primeiras ações da Esane, já que estava praticamente desativada, sem condições de levar água de qualidade aos moradores. A estação passou por reformas, limpeza e desinfecção e, hoje, funciona normalmente, levando água de qualidade à comunidade. Localizada no centro da localidade, em área tratada e cercada, realiza tratamento terciário de água, que é captada no Córrego Boa Vista, a 1.700 metros de distância. A ETA conta com sala de bomba, sala de análise e tanques. Atende cerca de duas mil pessoas, em 500 residências.
A água que vem do córrego entra no primeiro tanque, recebe floculadores e passa por decantadores. Uma característica da estação é ter filtro auto lavável. A água recebe cloro, vai para o reservatório superior, onde entra na rede de distribuição para atender a população local.
A estação é removível e será levada a outra comunidade, tão logo seja construída a ETA que vai atender com captação, tratamento e distribuição de água às localidades de Glicério, Óleo e Trapiche, cujas obras já foram aprovadas pela prefeitura e devem ser iniciadas logo.
Marcos Muffareg destacou a importância do funcionamento da ETA de Trapiche para a prefeitura e para a Esane. “Trapiche é uma das duas localidades da serra que conta com tratamento de água. Isso acontece, hoje, aqui e em Córrego do Ouro. Nas demais localidades serranas o tratamento ainda é simplificado, com captação, tratamento com cloro e distribuição. A Esane elaborou projetos para levar água tratada a todas as localidades da serra macaense, atendendo solicitação do prefeito D. Aluízio. Os projetos foram aprovados e as obras vão acontecer com recursos próprios da prefeitura", colocou.