Foto: Divulgação
Incentivo ao empreendedorismo é uma das metas do governo municipal
Para fomentar a cultura do empreendedorismo em Macaé, foi aberta nesta manhã de segunda-feira (25), a Semana Global de Empreendedorismo de Macaé. A cerimônia aconteceu na sede do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), na avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, onde, a partir das 18 horas de terça-feira (26), também funcionará a Casa do Empreendedor.
O vice-prefeito, Danilo Funke, participou da cerimônia e parabenizou o empenho dos gestores do Fumdec na organização do evento, que será uma oportunidade para a apresentação à sociedade do trabalho realizado este ano. O Fundo foi capaz de agregar os demais órgãos da prefeitura de atendimento aos empreendedores e ainda outros parceiros, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) , a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL), a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Durante a cerimônia, o vice-prefeito reforçou a importância do decreto 199, publicado este ano, que tornou possível a implementação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas Empresas (3.915/2012), que regulamenta o tratamento diferenciado a essa categoria. Com isso, os microempreendedores individuais (MEIs) passaram a ter condições de serem fornecedores de produtos e prestadores de serviços à Prefeitura, no limite de até oitenta mil reais, com a garantia de receberem o pagamento em trinta dias. A Lei Geral possibilita ainda a aquisição de microcrédito, o serviço de agentes de desenvolvimento e a Casa do Empreendedor.
- A atual gestão busca a moralização do serviço público. Assim abrimos as licitações públicas a qualquer empresário do país. Valorizamos o empreendedorismo e o trabalho sem paternalismo e assistencialismo. E sabemos que isso tem um impacto positivo na economia local. A proposta é uma nova cultura e a transformação de pessoas. Somos desenvolvimentistas, mas buscamos a justiça social, disse.
Também o presidente do Fumdec, Vandré de Araújo Guimarães, ressaltou o incentivo ao empreendedorismo - tanto pela implementação da Lei Geral, quanto pela inauguração da Casa do Empreendedor - como uma ação que é parte de um contexto de conquista de cidadania.
- O prefeito Dr. Aluízio é um entusiasta dessa causa. Precisamos fortalecer a cultura do empreendedorismo. Queremos dizer aos empresários locais que se existe um sonho, existe um caminho, ressaltou.
Também falaram durante a cerimônia de abertura: a vice-presidente do Fumdec, Silvia Barreto, a representante do Sebrae, Silvia Andréa, o presidente da Acim, Evandro Cunha, o delegado da 12ª Delegacia da Jucerja, Luiz Carlos Duarte, que ministrou, às 17 horas desta terça-feira (26), a palestra “Formalização de Empresas” e o representante da Câmara de Vereadores, Marcel Silvano.
“Os empresários esperaram muito por esse momento. A implementação da Lei Geral e a Casa do Empreendedor são antigos pleitos nossos”, reforçou Evandro Cunha. Já Luiz Carlos Duarte ressaltou que essas ações vão estreitar os laços entre o poder público e os empresários locais.
O microempreendedor individual da localidade de Águas Maravilhosas, Donisete Alves, trabalha como gessista e pintor há cerca de cinco anos em sua residência. Ele, que se legalizou há um mês, estava no café da manhã de integração entre empresários da abertura da Semana Global de Empreendedorismo buscando informações.
- Perdi muitos clientes por não poder emitir nota fiscal. Agora que estou em processo de legalização, pretendo fornecer para a Prefeitura e para grandes empresas. Esse evento me trouxe a esperança em um amanhã melhor. Vou alcançar o que sempre sonhei: ter uma microempresa, disse.
Também a produtora, Dayana Cêh, vê no apoio que o empreendedor recebe do Fumdec uma oportunidade de expansão. “Essa iniciativa do município potencializa a empresa e dá chance de seu ingresso no mercado. A Casa do Empreendedor, fazendo a ponte com os demais órgãos da Prefeitura e agilizando os processos, será um grande suporte ao empresário”, destacou.
Também começou nesta segunda-feira, no Fumdec, cursos e oficinas do Sebrae. Na terça-feira, além da palestra, às 17 horas, e da inauguração da Casa do Empreendedor, às 18 horas, será assinado um convênio para financiamento de microcrédito com a Agerio, às 10h30. A Semana Global do Empreendedorismo Mundial mobiliza cento e trinta países. A do Brasil é a maior do mundo, tendo recebido três prêmios. O município de Macaé é um dos mais de quinhentos parceiros do evento nacional. A programação completa está no link www.fumdecmacae.rj.gov.br.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, representantes das secretarias de Educação; Trabalho e Renda; Administração; Fazenda; e Ambiente, da Câmara Permanente de Gestão (CPG), da Fundação Macaé de Cultura (FMC), da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), da Vigilância Sanitária e ainda do Banco do Brasil, um dos parceiros do Fumdec para o microcrédito.