Após reunião, na sexta-feira (dia 09), entre a Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão e a secretaria de Educação de Macaé (Semed) foram acertados os últimos detalhes para o início do programa “Educando na Cidadania”. A primeira etapa será direcionada a professores em dois encontros temáticos. Interessados em participar do programa podem fazer sua inscrição entre os dias 19 e 23 de junho, na coordenadoria do Programa Macaé Cidadão. As vagas são limitadas.
O “Educando na Cidadania” tem como objetivo envolver alunos, professores, equipe de apoio das escolas municipais, diretores e pais de alunos numa discussão sobre o tema cidadania em sua dimensão histórica.
O programa é dividido em encontros temáticos que acontecerão no Teatro Municipal, sempre às 13h30. O primeiro acontece, dia 28 de junho, sobre o tema “Sexualidade e Juventude”, com a psicanalista e sexóloga Regina Navarro Lins. O segundo encontro está programado para o dia 03 de julho, com o tema “Exclusão social, Drogas e Violência”, com o mestre em políticas públicas, José Augusto Rodrigues.
Este é o segundo ano que o programa é desenvolvido. Uma avaliação foi feita, onde foram incorporadas críticas e sugestões para o programa em 2006.
Do trabalho realizado em 2005, alguns pontos positivos foram identificados pela equipe do Macaé Cidadão. “Foi constatado grande interesse dos alunos, através de depoimentos de professores e diretores, em relação às mudanças de atitude observadas no dia-a-dia nas escolas”, conta a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes.
Ao final dos encontros, de acordo com a coordenadora, foi elaborado um conjunto de propostas de políticas públicas para juventude, intitulada carta jovem. “Encaminhamos as ações ao prefeito, Riverton Mussi, e aos secretários municipais e muita delas já foram executadas”, lembra animada Amélia Guedes A segunda etapa, voltada para alunos, acontecerá em agosto.