A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds), em parceria com o Senai Macaé, abriu cerca de 50 vagas para o curso de Eletricista de Manutenção Industrial, na modalidade Aprendizagem Industrial, com início previsto para o próximo dia oito. O curso que é fruto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Brasil sem Miséria (Pronatec BSM), conta com o apoio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho).
Com carga horária de 800 h/aulas, nos turnos vespertino (13 às 16h45) e noturno (18 às 21h45), a capacitação destina-se aos jovens de 14 a 22 anos, com escolaridade mínima referente ao sétimo ano do Ensino Fundamental. Os interessados devem comparecer até sexta-feira (05), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo do seu bairro, ou procurar o Pronatec BSM e ACESSSUAS Trabalho, na Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, nº 403, centro, Macaé-RJ.
As inscrições estarão abertas até sexta-feira (5) na Secretaria de Desenvolvimento e em um dos Cras mais próximo da comunidade (Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde).
Segundo o interlocutor do Pronatec Macaé, Marcelo Caetano, estas são as duas últimas turmas deste ano. “Quem não aproveitar para se qualificar agora terá que esperar novas turmas no ano que vem, pois somente em fevereiro é que serão abertos novos cursos”, informou.
Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica oferecidos pelas Unidades ofertantes. Só este ano, o programa ofereceu quase três mil vagas para cursos profissionalizantes em toda a região. O município de Macaé, por sua vez, ofertou mais de 500 vagas.