logo

Abertas as inscrições para Iniciação Musical

25/03/2008 17:37:41 - Jornalista: Andrea Lisbôa

O Conservatório Macaé de Música, da Fundação Macaé de Cultura, abrirá nesta quarta-feira (26), as inscrições para as primeiras turmas de Iniciação Musical. Serão formadas duas turmas. Uma para alunos de 6 a 7 anos e outra para crianças de 8 a 9, com 20 alunos em cada. As matrículas poderão ser feitas de 10h às 16h30, na Escola de Artes Maria José Guedes, localizada na av. Rui Barbosa, 780, no Centro da Cidade. O telefone para informações é 2759-0889.

As aulas, com início dia 4 de abril, acontecerão às sextas-feiras, para a turma da faixa etária de 6 a 7 anos, de 10h as 11h30 e para de 8 e 9 anos, das 14h às 15h30. Os responsáveis deverão apresentar um documento e fornecer uma foto da criança, xérox da certidão de nascimento, do atestado de escolaridade e do comprovante de residência. A duração do curso para os alunos que ingressarão na primeira turma é de quatro anos.

O curso de Iniciação Musical é uma antiga reivindicação da comunidade e integra o projeto do conservatório desde sua criação. Os cursos atuais aceitam alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental. Para atender as turmas infantis, a Fundação Macaé de Cultura irá adquirir uma bandinha com instrumentos apropriados, como de percussão e flauta doce.

- A musicalização traz grandes vantagens como a socialização, a melhora da capacidade de concentração e, inclusive, a melhora do rendimento escolar, porque trabalha a emoção. São atividades em grupo, de somatório, que fazem com que as crianças identifiquem suas dificuldades e avanços observando o outro. Os que evoluem mais rápido passam a ajudar os colegas. Ou seja, as aulas fomentam a sociabilidade do aluno, explica o coordenador de cursos do Conservatório Macaé de Música, Lúcio Duval. “Vivenciar os elementos da música, pouco teorizando, apenas experimentando, facilitará na fase da escrita musical”, completou.

O professor Leonardo Moraes, que ministra aulas de musicalização infantil desde 2002, em colégios particulares e em escolas de música da região, será o responsável pelo curso. Leonardo atualmente cursa Licenciatura Plena em Educação Artísca- Música, no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. “A educação musical é um importante mediador no desenvolvimento da criança, de suas habilidades físicas, mentais, verbais, sociais e emocionais. A música estimula a inteligência, a vontade, a imaginação criadora e, principalmente, a sensibilidade”, enfatizou o professor.