Com base na Lei Municipal nº 2.105/01, o Conselho Municipal do Idoso de Macaé está com inscrições aberta destinadas à realização da eleição para a escolha dos membros do Núcleo de Proteção aos Direitos dos Idosos. A eleição será no dia 30 de agosto, no Auditório do Colégio Estadual Mathias Neto, das 9h às 16h, e poderão votar pessoas a partir dos 16 anos, providas do título de eleitor. A apuração será às 16 horas.
A validade do mandato é de dois anos, permitida a recondução com eleição. O salário é de R$ 904,28, com 30 horas semanais e sistema de plantão noturno, inclusive aos sábados, domingos e feriados, em caráter domiciliar e de sobreaviso. As inscrições vão até o dia 25 deste mês. O candidato será entrevistado por uma comissão examinadora, composta por profissionais habilitados, nomeados pelo Conim, no período de 18 a 27 de julho. A entrevista tem por objetivo selecionar os candidatos que tenham perfil adequado às funções a serem desempenhadas no Conim. Serão convocados os candidatos que preencherem todos os requisitos
Poderão concorrer candidatos inscritos e que preencham os requisitos exigidos que incluem: idoneidade moral, atestado de sanidade física e mental, ausência de antecedentes criminais, apresentação de certidão negativa da comarca do Fórum de Macaé, residir no município há mais de dois anos, estar em pleno gozo dos seus direitos políticos, comprovando com cópia simples e apresentação do original do protocolo da última votação. Outra exigência é que a pessoa interessada tenha, no mínimo, dois anos de experiência comprovada no trato com pessoas idosas, além de apresentar currículo com foto para análise e, por fim, ser aprovada na entrevista. O mais importante é que o candidato deve ter idade superior a 50 anos.
Será imprescindível ao candidato o conhecimento do Estatuto do Idoso e da Lei Municipal nº 2.105/01, que criou o Conselho Municipal do Idoso de Macaé (Conim).