logo

Abertas inscrições para o Festival Musical Estudantil

10/09/2012 14:43:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

A Prefeitura de Macaé abriu inscrições para o I Festival Musical Estudantil realizado entre os alunos da rede municipal de ensino. O cadastramento pode ser feito até o dia 14 de setembro. Para isso, basta que os interessados preencham a ficha de inscrição que está disponível no endereço eletrônico www.macae.rj.gov.br ou se dirijam à secretaria das escolas. Podem participar alunos do ensino fundamental e do ensino médio, além dos alunos da Educação de jovens e Adultos (EJA).



O Festival Musical Estudantil é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação, por meio do programa Educação para a Paz, com a Odebrecht Óleo & Gás, através do programa Escola em Ação. A atividade conta também com o apoio da Universidade Estácio de Sá. O objetivo é promover a produção musical nas escolas da rede municipal, revelando talentos, promovendo a integração entre os alunos e incentivando a cultura de paz. Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, as parcerias de responsabilidade social são fundamentais para os projetos educacionais:

- A música desempenha um importante papel no desenvolvimento da criatividade e da disciplina, além de despertar a autoestima e contribuir para a formação da criança e do jovem como cidadão. Sem dúvida, a música, assim como as demais manifestações artísticas, é uma importante aliada no estímulo ao aprendizado. Por isso se faz tão importante a realização de parcerias para efetivarmos ações como estas na rede municipal – disse Marilena.

O tema para a composição das músicas é livre e no ato da inscrição deverão ser descritos o nome da canção, os autores da letra e da música, o gênero musical e o nome do representante, com telefone para contato e e-mail. No caso de participantes menores de 18 anos, além da assinatura dos responsáveis é necessário que seja entregue, em anexo, a cópia da carteira de identidade dos mesmos.

A grande apresentação das composições e premiação dos vencedores acontece no dia 28 de setembro, das 14h às 18h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro). Além da distribuição de troféus aos dez primeiros colocados, os três primeiros gravarão um CD em um estúdio profissional. O escolhido como o melhor dentre todos ganhará também um instrumento musical autografado pela banda Sorriso Maroto, que tem como um dos integrantes o macaense Sergio Junior. O músico será representado por seu pai, que entregará o prêmio. Ainda será apresentado um vídeo, em que o grupo mandará uma mensagem de incentivo aos alunos participantes.

- Mostrar e valorizar o dom artístico dos alunos na nossa rede é o nosso maior desejo. E acreditamos que assim podemos mudar suas visões no âmbito da violência e da falta de respeito pela vida. A Secretaria de Educação, com o Programa Educação para a Paz, realiza diversas ações de enfrentamento à violência, através do resgate da cultura do pertencimento – disse a coordenadora do Educação para a Paz, Sonia Terezinha Gonçalves.

O I Festival Musical Estudantil é mais uma das ações realizadas pelo Programa Educação para a Paz, que também lançou as primeiras edições do Jornal Escolar e da revista Planeta Azul, produzida pelos próprios alunos. Já o Escola em Ação é uma iniciativa de responsabilidade social empresarial da Odebrecht Óleo & Gás, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação e a Unesco. Trata-se de um projeto de inserção social, educacional e produtiva, visando reduzir os índices de violência e exclusão por meio da oferta de atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação para crianças, adolescentes e jovens das comunidades no entorno das escolas da rede municipal localizadas em bairros de maior vulnerabilidade social.