logo

Abertas inscrições para o I Fórum Municipal da Juventude

23/07/2013 11:52:00 - Jornalista: Grazielle de Marco

Com o objetivo de debater as políticas públicas para a juventude e o protagonismo juvenil, a Prefeitura de Macaé realizará, nos dias 9 e 10 de agosto, na Cidade Universitária, o I Fórum Municipal da Juventude. As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) até o dia 6 de agosto.

O Fórum, promovido pela subsecretaria de Infância e Juventude (Sinjuv), deverá servir como ponto de partida para a criação do Conselho Municipal de Juventude e contemplará os eixos: Acesso e capacitação para o mercado de trabalho; Criminalização da Juventude; e Cultura Urbana e Juventude e Saúde. O evento deverá criar um espaço de intercâmbio de informações, debates e reflexões sobre os temas.

No dia 9, a partir das 18h, será realizada a abertura com uma apresentação cultural e palestra que terá como tema: Protagonismo Juvenil. Já no dia 10, as atividades terão início às 9h, com a mesa de abertura e, em seguida, serão divididos os grupos para discussões dos eixos. Ao final, acontecerá uma assembleia para a compilação das propostas dos eixos em um único documento, que será encaminhado para a Subsecretaria Municipal de Juventude.

Durante os últimos meses foram realizados pré-fóruns, com o objetivo de mobilizar a sociedade para a discussão. O primeiro aconteceu no Centro de Recursos Integrados ao Adolescente (Criad), instituição sediada no município, ligada à Secretaria Estadual de Educação (Degase), que executa medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. Os outros foram realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência ao Adolescente e em escolas. 

A Sinjuv organiza o Fórum da Juventude em parceria com a secretaria de Educação, com o Centro de Referência do Adolescente, Pastoral da Juventude, Ong Ciem H2, subsecretaria de Pessoa com Deficiência e mandato do vereador Marcel Silvano. 

Com ações coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, elaborando e discutindo as políticas públicas da assistência social para a juventude do município, a Sinjuv administra os centros municipais de Apoio à Infância e Adolescência (Cemaia). Entre os projetos está o Projeto Juventude Viva, que tem objetivo de diminuir o índice de homicídios de jovens negros.