A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, está preparando o Seminário Saúde da População Negra. A programação vai acontecer no dia 7 de agosto, das 9h às 12h, no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária. O encontro, organizado pela Gerência de Vigilância em Saúde, será dedicado a profissionais de saúde e público em geral e busca contribuir com o desenvolvimento de propostas e recomendações que levem à implementação de ações concretas. As inscrições estão abertas e são feitas aqui.
A finalidade é destacar a conscientização e engajamento da sociedade civil, dos gestores e dos profissionais de saúde na mobilização pela equidade racial na saúde. O Seminário Saúde da População Negra contará com apresentação de dados epidemiológicos e palestra da Coordenadora do Programa de Saúde da População Negra, Franci Barros.
A intenção da Secretaria de Saúde é que o Seminário Saúde da População Negra seja um espaço de escuta, articulação e planejamento de ações que promovam a equidade no sistema de saúde local. Vale lembrar, que Macaé segue a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e que a programação tem como objetivo implementar as ações de forma efetiva.
De acordo com o Ministério da Saúde (2001), a morbidade em relação às doenças mais importantes de caráter étnico que afetam a população negra são a doença falciforme, a deficiência de 6-glicose-fosfato-desidrogenase, a hipertensão arterial, a doença hipertensiva específica da gravidez, o diabetes mellitus e mioma.
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma iniciativa do Ministério da Saúde do Brasil, instituída em 2009, com o objetivo de promover a equidade no acesso à saúde e combater as desigualdades raciais enfrentadas pela população negra. A PNSIPN reconhece o racismo como um determinante social da saúde e busca garantir que a população negra tenha acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações de promoção, prevenção, atenção, tratamento e recuperação de doenças, considerando as especificidades e necessidades desse grupo populacional.