Terminaram no final da tarde desta terça-feira (8) os trabalhos de abertura da barra da Lagoa de Imboassica, em Macaé. A ação tem como principal objetivo renovar a água da Lagoa, um dos mais belos cartões postais de Macaé. Com a abertura da barra, a Secretaria de Meio Ambiente vai proibir a pesca de arrastão e com uso de redes a partir desta sexta-feira (11) para a própria segurança dos pescadores. Quanto a prática do surf o horário ainda deverá ser definido e posteriormente divulgado.
Durante a ação, foram retiradas cinco toneladas de gigogas e taboas, vegetações típicas da Lagoa de Imboassica. De acordo com informações do secretário Henrique Emery, os técnicos da secretaria estarão realizando monitoramento no local constantemente.
- A abertura da barra da lagoa é muito importante, pois é nessa ocasião que há troca de água e todos os sedimentos que estão no fundo desse importante ecossistema são removidos. Além disso, espécies de peixes marinhos, como tainha, robalo, parati e tilápia podem habitar na Lagoa de Imboassica, explicou o secretário.
A última abertura da barra da Lagoa de Imboassica foi realizada há dois anos e meio. O ideal, segundo Emery, é de que essa procedimento seja realizado de forma regular, respeitando a balneabilidade das águas.
A ação da abertura da barra da Lagoa de Imboassica terminou às 17h45m. A ação teve início às 8h. Além dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, os trabalhos contaram também com o empenho dos homens da Defesa Civil, que disponibilizou duas lanchas e ainda uma tenda utilizada para educação ambiental; Guarda Ambiental; Secretaria de Obras; Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla); Corpo de Bombeiros de Macaé; Comissão da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e Rio das Ostras, Macro Região Ambiental 5 (MRA5), entre outros órgãos.