Neste domingo (29), a prefeitura de Macaé, através das secretarias Municipais de Obra (Semob) e Meio Ambiente (Semma), realizou a abertura do canal extravasor da Lagoa de Imboassica. A ação foi tomada depois que os fortes ventos e o nível alto da água, provocaram o rompimento de sedimentos e a erosão em alguns trechos da RJ-106. O secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, esteve no local nesta segunda-feira (30), para monitorar o resultado da ação.
A erosão chegou a alcançar a capa do asfalto em alguns locais da rodovia neste fim de semana. Diante da situação, o secretário de Meio Ambiente entrou em contato com o secretário de Obras, Tadeu Campos, solicitando a abertura do canal. Por volta do meio-dia de ontem, uma retroescavadeira realizou a ação.
- A situação já melhorou um pouco com a diminuição do nível da água, que baixou 23,5 centímetros do meio-dia de ontem ao meio-dia de hoje (segunda-feira). A abertura do canal extravasor já estava prevista, é um procedimento padrão. Antes de chegar no nível crítico da régua que faz a medição do nível da água, em função de inundações já ocorridass em bairros do entorno, fizemos a abertura. A ameaça à rodovia só reforçou nossa decisão. Assim que a Lagoa voltar a um nível seguro, o canal será fechado, explicou Fernando Marcelo Tavares.
Fernando Marcelo observou que outras ações ainda serão tomadas, como a aceleração do processo de formação da Câmara Técnica da Lagoa de Imboassica, ligada ao Comitê de Bacias do Rio Macaé, para a implantação de uma agenda para a recuperação da lagoa. Participam da Câmara, associações de moradores, pescadores, as Prefeituras de Macaé e Rio das Ostras, além do NUPEM-UFRJ e a
SERLA.
"A prefeitura tem uma proposta de ações que será submetida à Câmara Técnica. A gestão da Lagoa deve ser participativa e as soluções perseguidas em conjunto. Sanear imediatamente é uma prioridade que vai possibilitar uma séries de ações benéficas para a Lagoa", explicou o secretário, que lembra que a prefeitura de Macaé tem como programa de governo a recuperação da Lagoa de Imboassica.
- O prefeito Riverton Mussi está empenhado em buscar uma solução para o local. Para isso, ele já iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Linha Verde. Enquanto isso não acontece, a prefeitura vai realizar a licitação para a construção de uma ETE provisória para atender os bairros no
entorno da lagoa, informou.