A FeMASS – Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos - e a coordenadora do Curso de Informação, professora Marinilza Bruno de Carvalho, receberam da ABMES – Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior - o diploma de participação do Prêmio Top de Educação Professor Mário Palmério 2004 pela apresentação do trabalho Sistema de Avaliação de Projetos (SAAP).
A coordenadora do Curso de Informação fala do projeto premiado. “A proposta de avaliação é inovadora, empregada apenas no ensino superior em Belo Horizonte, Rio Grande do Sul e Macaé, através da FeMASS/FUNEMAC, entidade mantenedora da Faculdade. O objetivo é promover a integração da teoria à prática”, sintetizou.
A professora Marinilza deu mais detalhes. “Em um curso de graduação, integram-se pesquisas e aplicações práticas do aprendizado, não só no mercado de trabalho em geral, como na área acadêmico-científica. O projeto propõe que o aluno desenvolva projetos aplicativos desde o primeiro semestre. Ao final de quatro anos, terá feito, no mínimo, oito projetos aplicativos, cujo insumo são as disciplinas do curso”.
Para conseguir um excelente resultado final, a Faculdade teve que colocar professores orientadores (média de 8 a 10 alunos por orientador) à disposição dos alunos, além dos professores especialistas de conteúdo (professores da matéria). Isso promove qualidade e exige um aporte financeiro adicional, o que nem todas as faculdades estão dispostas a oferecer.
“O resultado se configura na empregabilidade, permitindo a inserção dos formandos no mercado, contratados para trabalhar em projetos de que participaram como alunos. Muitos projetos são desenvolvidos para empresas instaladas em Macaé; algumas até contratam outros serviços, em função dos resultados dos primeiros”, conta a professora Marinilza Carvalho.
A FUNEMAC/FeMASS traçou diretrizes educacionais, apresentadas em 2001, na Conferência Internacional de Educação de Genebra. “O professor passa a ser um colaborador, coordenador da utilização da informação dentro dos valores éticos e morais, conforme as seguintes regras básicas: aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a viver em comunidade”, finalizou a coordenadora Marinilza.