Uma equipe técnica estará nas ruas, no período noturno, para fazer o trabalho
O cuidado e a atenção com as pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade, incluindo as crianças, são o foco do trabalho da equipe da Abordagem Social que, a partir de segunda-feira (13), estará nas ruas de Macaé com o objetivo de oferecer auxílio a esse público. Durante a ação, serão apresentados os espaços que o município oferece voltados à assistência, como o Centro Pop, a Pousada da Cidadania e demais equipamentos da rede de apoio.
“Neste início da retomada do trabalho, faremos a ação no período da noite, sempre com uma equipe técnica capacitada para ouvir, entender e auxiliar o indivíduo em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua e uso crack e outras drogas. O objetivo é ser um facilitador para que ele encontre as ferramentas oferecidas pela Prefeitura para sair dessa condição”, explica o coordenador da Abordagem Social, Jorge Ramos, que também responde pela coordenação da Proteção Social Especial de Média Complexidade, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
“O Centro Pop, por exemplo, oferece com café da manhã, lanche da tarde, banho, atendimento multidisciplinar, retirada de documentos e encaminhamento para os serviços de Saúde, enfim, uma gama de serviços para ajudar nesse processo”, afirmou.
“Será um grande instrumento para que possamos apresentar soluções aos problemas sociais voltados a erradicar o trabalho infantil e, de igual modo, referenciar o atendimento às pessoas em situação de rua para assisti-las em suas necessidades de acordo com a política socioassistencial”, declarou.