Foto: Ana Chaffin
Alunos utilizam os equipamentos da Praça Washington Luiz em dois turnos
Ainda adolescente, Rodinei de Souza, atualmente com 34 anos, estava insatisfeito com o corpo. Magro, queria ganhar massa muscular. Aproveitando a abertura da recém-inaugurada Academia Popular da Praça Washington Luiz (Centro), logo se inscreveu.
Dezesseis anos depois, segue a rotina de treinos mesmo após algumas interrupções temporárias. "A iniciativa é muito boa, porque quem não tem condições de pagar, pode se exercitar aqui gratuitamente", enalteceu o morador da Barra de Macaé.
Do mesmo bairro que o colega de atividade física, Victor Barcelos Gonçalves, 17 anos, frequenta o local há apenas sete meses. "Venho todos os dias depois que descobri a academia. Nunca tinha feito musculação antes e estou gostando", disse.
O veterano Rodinei e o novato Victor são alguns dos cerca de 200 alunos que se revezam nos aparelhos instalados na praça central. As aulas em dois períodos (6h às 12h e 14h às 21h) são acompanhadas por três professores por turno.
- O aluno mais novo faz a inscrição e depois passa por uma avaliação física. Na sequência é encaminhado para a academia e recebe acompanhamento especial nas primeiras três semanas de treinamento -, explicou o professor Rodrigo Brandão.
Município tem quatro Academias Populares
Há outras três academias populares em Macaé: no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Praça Arlindo Mourão (Aroeira) e na Praça Nagib Mussi (Parque Aeroporto).
Para se inscrever, o interessado deve comparecer à Secretaria Municipal de Esportes, que funciona no Ginásio Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Alameda Manoel Pereira, s/n, na Riviera Fluminense.
- O cadastro está em constante atualização. Os novos alunos são admitidos na proporção em que as vagas surgem - disse o secretário de Esportes, Thales Coutinho.
As vagas são limitadas. É preciso levar atestado médico, uma foto 3x4 e comprovante de residência. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.