Academias populares atraem grande número de frequentadores

15/08/2014 15:07:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Bruno Campos

Atualmente, o projeto funciona na Praça Washington Luiz, Parque Aeroporto e Ginásio Municipal e registra em média 1.500 atendimentos por mês

Intensificando a luta contra o sedentarismo e na busca por uma melhor qualidade de vida aos seus cidadãos, a Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), celebra o grande número de frequentadores das academias populares. Atualmente, o projeto funciona na Praça Washington Luiz, Parque Aeroporto e Ginásio Municipal e registra em média 1.500 atendimentos por mês. As unidades ficam abertas, de segunda à sexta-feira, das 6h às 11h e das 16h às 21h.

A mais recente unidade, a Academia Popular do Parque Aeroporto, entregue no último dia 29 de maio, conta com sala de musculação e aulas de ginástica. Para a professora Tatiana Tauil mais que a atividade física, ela destaca a integração com os alunos. “Trabalhamos com perfis de várias idades e respeitamos as limitações de cada aluno. Além da atividade física, criamos um laço de amizade e afeto com reuniões, festas de aniversário, encontros, caminhadas”, destaca a professora.

Aluno e frequentador das aulas de ginástica, José Celestino, 76 anos, esbanja animação e bom humor. “Comecei a fazer ginástica, há dois anos, com problemas na coluna e, agora, me sinto bem melhor. Tenho até que visitar meu ortopedista e falar que estou um menino”, brinca Celestino.

Para o coordenador William Norris, a procura da população é grande. Ele ressalta que as vagas são abertas para todos, porém limitadas. Especialmente na academia localizada no Ginásio Municipal que recebe os atletas do alto rendimento das equipes esportivas do município, tais como: Macaé Esporte, time de basquete, handball e atletismo. “Muitos munícipes estão desfrutando das academias populares. Isso é comprovado pelo número de atendimentos mensalmente que monitoramos. O serviço oferecido gratuitamente conta com acompanhamento de profissionais de educação física e o aluno passa por uma série de avaliações físicas”, esclarece Norris.

O coordenador informa ainda que todo cidadão pode se inscrever. O interessado deve fazer a matrícula na própria unidade apresentando atestado médico, identidade, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4.

A responsável pelo controle interno das academias populares, Rossana Mendes, destaca que os equipamentos oferecidos são de primeira linha, modernos, resistentes ao tempo e passam por manutenção periódica. Além disso, o bem estar social é um dos pontos altos do projeto. “O grau de satisfação dos alunos das academias populares nos faz ter certeza que o trabalho vem sendo bem feito. São mais de cem matrículas novas mensalmente. Temos a consciência que embora seja um projeto com foco no esporte, tem reflexo na área de saúde e, principalmente, na elevação da qualidade de vida da população”, ressalta Rossana.


Fotos Relacionadas