logo

Ação conjunta das Secretarias de Administração e Mobilidade Urbana reforça a segurança no trânsito

18/10/2025 13:47:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

O objetivo é promover a valorização da ética profissional

A Secretaria de Administração, por meio da Coordenadoria de Gestão da Frota Municipal, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou na manhã deste sábado (18), no auditório do Paço Municipal o Curso de Capacitação para Motoristas da Frota Municipal.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança no trânsito, beneficiando não apenas os servidores municipais, mas também toda a população. O curso também busca promover a valorização da ética profissional, destacando princípios como respeito aos passageiros e zelo pelo patrimônio público.

O secretário de Administração, Alexandre Cruz, reforçou o cuidado da gestão municipal não só com os servidores, mas com toda população.


“Esse curso representa uma valiosa qualificação para a segurança no trânsito de forma humanizada. Ao prestarmos um serviço que visa não apenas a proteção, mas também de qualidade para todo cidadão”, disse.



Segundo o coordenador da Gestão da Frota, Gladistone Silva, a proposta do treinamento é a segurança e a qualificação profissional.


“Hoje temos muitos profissionais na condução da frota e que frequentemente precisam aprimorar seu trabalho, não só na área de direção defensiva, mas também na parte ética, conduta profissional muito voltada para o nosso dia a dia”, falou, acrescentando que são posturas essenciais para o cotidiano do motorista.



Gladistone acrescentou que o treinamento representa um importante instrumento de aprimoramento técnico e ético dos condutores, contribuindo para um trânsito mais seguro e um serviço de transporte cada vez mais eficiente e comprometido com a coletividade.

O curso ministrado pela equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana abordou temas como direção defensiva, segurança operacional e conduta ética, fornecendo aos participantes conhecimentos técnicos e comportamentais essenciais para o exercício responsável da função pública.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Ralph Salvador, ressaltou a importância do trabalho dos motoristas e que o curso tem como objetivo chamar a atenção das normas de circulação.


“Estar ciente das normas é respeitar, principalmente, a vida de todos. O Brasil é o terceiro no ranking mundial em sinistro e, consequentemente, morte no trânsito. A gente tem uma média de 35 mil mortes por ano no Brasil”, pontuou.


Fotos Relacionadas