A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em padronizar a nomenclatura das escolas foi elogiada em um encontro de educadores realizado em Belo Horizonte. A informação é da subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloisa Branco de Azevedo. Desde dezembro de 2009, todas as escolas da rede de ensino passou a ser denominada Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
Antes da mudança a denominação era dividida em Pré-escolar, Creche e Escola Parque. Após da mudança, todas as escolas de educação Infantil passaram a ser Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).
O objetivo principal da mudança foi evitar uma ruptura na trajetória educacional da primeira infância, que compreende a Educação Infantil, primeira etapa e da Educação Básica, onde é oferecida em creches (0 a 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). A alteração e adequação dos nomes aos respectivos níveis de ensino que nelas são ensinados, foi uma determinada pela Lei 3311 aprovada em 2009.
- Desde que a secretária Marilena Garcia assumiu no ano passado, demonstrei a minha vontade de realizar a mudança. Prontamente ela aceitou a idéia. Inclusive, neste mês, uma representante da Secretaria de Educação esteve participando de um encontro de educadores realizado em Belo Horizonte, onde foi mostrada a padronização das escolas, informa.
Márcia Azevedo conta ainda que os nomes dados às Unidades Escolares exaltam a memória de profissionais que se destacaram na educação da cidade de Macaé.
- Foi um trabalho prazeroso que já fazia parte das nossas metas. Os nomes foram escolhidos pela comunidade e evidentemente com a autorização das famílias que tiveram seus entes homenageados pela nossa secretaria, conclui.