logo

Ação educativa orienta ciclistas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa

23/10/2024 13:32:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Agentes da Guarda Municipal e da Mobilidade Urbana que estão fazendo a abordagem aos usuários

Com o intuito de promover acesso seguro e confortável para pedestres e ciclistas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, a Prefeitura de Macaé - por meio das Secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Adjunta de Segurança – iniciou, nesta quarta-feira (23), uma ação educativa para orientar aos usuários de bicicletas, para que evitem transitar no espaço.

O secretário Adjunto de Segurança, Robson Braga, acompanhou as primeiras horas da ação e reforçou a colaboração da população.



“Além da presença dos agentes da Guarda Municipal e da Mobilidade Urbana que estão fazendo a abordagem aos ciclistas, ao longo do Calçadão foram instaladas placas proibindo a circulação de bicicletas, além de placa luminosa”, explicou.



Robson acrescentou que espera da população um retorno positivo e que, de fato, entenda que a intenção é evitar acidentes. “Este espaço é um dos de maior circulação na cidade, inclusive idosos, crianças e pessoas com locomoção reduzida. O cuidado não é apenas com os pedestres, mas também com os ciclistas”, frisou.

O diretor da Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima, reforçou que a cidade conta com ciclovias e ciclofaixas, que foram revitalizadas para garantir a segurança dos ciclistas.



“Na Rua Teixeira de Gouveia, que fica paralela ao Calçadão, os ciclistas podem transitar pela ciclofaixa”, pontuou.



O aposentado Ary Caetano, de 83 anos, morador da área central, disse que diariamente passa no Calçadão e que a medida está aprovada.



“Andar empurrando a bicicleta no Calçadão é a regra, mas infelizmente muitos ciclistas passam aqui em alta velocidade, um perigo para nós pedestres, principalmente para crianças”.


Bicicleta - A bicicleta é um veículo de transporte, embora não possua motor e, conforme o parágrafo primeiro do artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ciclista desmontado e empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. O CTB considera a bicicleta um veículo de propulsão humana.


Fotos Relacionadas