Ação “Força Tarefa no Sana” se intensifica para o réveillon

23/12/2014 21:46:00 - Jornalista: Ana Menezes - estagiária*

Foto: Moisés Bruno

Integrantes dos órgãos envolvidos se reuniram nesta terça-feira (23)

 A prefeitura dará continuidade ao projeto “Força Tarefa” no distrito do Sana, desta vez voltado para o aumento do turismo no réveillon. A operação é realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada, e conta com trabalhos das secretarias de Ordem Pública, Ambiente, Mobilidade Urbana, além da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Empresa Municipal de Saneamento (Esane), Guarda Municipal, Guarda Municipal Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização de Posturas, e Polícia Militar. O objetivo do projeto é o ordenamento turístico e a sustentabilidade em áreas ambientais. A ação acontecerá no portal da localidade, no Arraial do Sana e nas cachoeiras, a partir das 8h, do dia 31 de dezembro, e se estenderá até o fim do verão.

 Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada uma reunião com representantes desses órgãos no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). De acordo com o secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, a ideia é reeditar o plano de ação do trabalho integrado. “Hoje temos uma solução eficiente com toda equipe montada, a proposta é traçar novas estratégias, corrigir e melhorar as didáticas que foram realizadas no verão passado” explicou.

No dia 31 de dezembro, no Portal do Sana, das 8h às 15h, funcionários da prefeitura informarão aos visitantes quanto ao ordenamento do turismo e características da Área de Proteção Ambiental do Sana (APA), além de normas de visitação ao Vale do Peito de Pombo e controle ao acesso de ônibus.

Poluição de cachoeiras, congestionamento de trânsito/estacionamento e limites sonoros são os principais problemas que a equipe coibirá, no trecho de acesso ao Sana, e no centro do distrito. Monitorias de agentes municipais, guardas de trânsito e ambientais e homens da polícia militar funcionarão até a madrugada.

Orientações

Conforme as regras de visitação do Vale do Peito do Pombo/Sana, na Resolução 004/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), as orientações são as seguintes: é proibido o tráfego de veículos motorizados e de bicicletas naquele local; levar animais domésticos; praticar esportes; portar isopores, caixas e similares que sirvam para

acondicionar mercadorias e produtos; levar e consumir bebidas alcoólicas; portar objetos de vidros ou aparelhos que promovam ruídos elevados; entrar com churrasqueira; acampar; e utilizar óleos bronzeadores ou utilizar produtos que venham causar incêndio.

Todos os estabelecimentos comerciais, residências, e veículos automotores devem cessar o som, respeitando o limite sonoro até 2h da manhã. Essa norma é válida para épocas de festas de fim de ano. Haverá fiscalização por parte da Sema e da Polícia Militar.

* Com supervisão da Secom