Um mutirão de serviços integrados para promover e fortalecer a cidadania acontece neste domingo (3), no estacionamento do Macaé Centro, a partir das 9h, com a realização da Ação Global, um evento realizado pelo Sesi-RJ e Rede Globo, tendo como parceiros entidades federais, governo do Estado, prefeitura de Macaé e organizações não governamentais (Ong’s).
A Ação Global tem como objetivos mobilizar os segmentos mais pobres da população, possibilitando o acesso a serviços de utilidade pública e realizando ações dirigidas nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura. Além disso, o programa pretende minimizar a falta de acesso da população mais excluída a direitos sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
De 9 às 17h, a Ação Global oferecerá atendimento a bens e serviços sociais básicos e também ações educativo-preventivas, com informações sobre documentos em geral, orientações jurídicas e campanhas educativas diversas.
A prefeitura de Macaé é parceira da Ação Global e estará presente durante todo o evento, através das secretarias municipais, fundações e programas, participando das ações desenvolvidas neste dia dedicado à cidadania. O Programa Macaé Cidadão, que vem trabalhando neste enfoque desde sua criação, também estará presente. A importância das parcerias com o município de Macaé foi destacada pelo gerente executivo do Sesi/Senai/Macaé, Ziney Dias Marques.
- Parceira da Ação Global, a prefeitura de Macaé mostra a importância do trabalho em prol da cidadania de todo macaense – disse o gerente.
Serviços - O Detran, Fundação Leão XIII, Defensoria Pública, INSS, EBCT, Procon, FIA, HEMORIO, são alguns dos parceiros da Ação Global para oferecer à população a oportunidade de tirar gratuitamente documentos, como a carteira de identidade e a carteira de trabalho. Além disso, será oferecido serviços de acesso à isenção cartorária, atendimento jurídico, orientação sobre benefícios do INSS. Haverá também informações de serviços prestados pelos Correios, Procon, Programa SOS Crianças Desaparecidas, Educação para o Trânsito/Ônibus itinerante e informação e orientação sobre doação de sangue.
A população contará com palestras, oficinas e vídeos educativos e atividades de lazer e cultura. Para a garotada, as áreas de saúde e educação também estarão presentes na “Cidade da Criança”, com pintura de rosto, música, teatro infantil, colagem, modelagem e jogos educativos. Serão oferecidos também orientações de preservação do meio ambiente, vídeos e palestras educativas sobre planejamento familiar, controle de peso e alimentação, medição da pressão arterial, teste de acuidade visual, prevenção do uso de drogas, alcoolismo, fumo, DST e Aids, câncer ginecológico e mama, posto de emergência, atendimento em saúde bucal com escovação, fluoretação, prevenção de doenças bucais e odontologia para bebês. Outros atendimentos na área de saúde: coleta de sangue, triagem fonoaudiológica e teste do pezinho.