Uma ação integrada envolvendo diversos órgãos da Prefeitura de Macaé, reuniu, nesta terça-feira (8), cerca de 50 pessoas no apoio à retirada de objetos inservíveis, acumulados no terreno de uma casa localizada na Rua Alcides Mourão, na Aroeira. Quatro caminhões removeram mais de 30 toneladas de garrafas, eletrodomésticos, latas, baldes e outros recipientes contendo água acumulada e larvas. A contenção dos materiais acumulados era feita de tapume. A ação faz parte do combate à dengue e aos roedores.
"O acumulador, infelizmente, vinha realizando uma prática que acaba causando danos à saúde pública, como consequência do acúmulo de resíduos inservíveis, favorecendo assim a proliferação de vetores que podem causar doenças como leptospirose e dengue, dentre outras. Estamos cumprindo o dever necessário de resguardar a saúde coletiva dos moradores da Aroeira, com o apoio importante dos demais órgãos", disse Luan Campos, gerente de Vigilância Ambiental em Saúde.
O coordenador de Pronta Ação, Baldan Fernandes, disse que a denúncia chegou ao setor na quarta-feira passada. Nesse mesmo dia teve início a organização da operação através do envio de ofícios aos diversos órgãos auxiliares. As larvas coletadas dos recipientes durante a inspeção, foram levadas para análise do laboratório da Vigilância Ambiental em Saúde. "Nesta quarta-feira (9) os agentes de combate vão retornar ao local para efetuar o controle de roedores", informou o supervisor Marcelino Rocha.
O 32º Batalhão da Polícia Militar de Macaé acompanhou toda a operação, controlando a fluidez do tráfego de carros e pedestres, na Avenida Alcides Mourão, juntamente com as equipes da Mobilidade Urbana e da Ordem Pública, facilitando, ainda, o trabalho de remoção de entulhos pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Também esteve presente ao local uma equipe da Saúde Mental, com intuito de oferecer assistência ao indivíduo acumulador.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população deve entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.