Foto: Maurício Porão
Atividade aconteceu na Praça Veríssimo de Melo, no Centro
O Conselho Tutelar de Macaé está com uma força-tarefa, nesta quinta-feira (16), na Praça Veríssimo de Melo, no Centro. A atividade faz parte da programação do "Maio Laranja", mês de combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.
"Os conselheiros tutelares estão disponíveis para atendimento à população durante o dia, até às 17 horas, com recebimento de denúncias, realização de encaminhamentos, e outros serviços", disse Anete Donola Souto Maior, coordenadora do Conselho Tutelar 3 (Serra), e uma das organizadoras da atividade.
Ainda dentro da programação do "Maio Laranja", uma palestra com o tema "Crimes sexuais virtuais contra crianças e adolescentes" será ministrada na próxima quinta-feira (23), a partir das 13 horas, no auditório do Paço Municipal. O encontro contará com a presença dos convidados Clayton Bezerra, delegado da Polícia Federal; e América Ungaretti Diniz Reis, membro do Plano Nacional de Enfretamento da Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Além do atendimento realizado pelos Conselhos Tutelares, denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100, com atendimento 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefones fixos quanto de celulares.
Maio Laranja
Dezoito de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída em memória do caso Araceli. Em 1973 a menina, de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada e morta. O caso teve repercussão nacional.