Foto: Divulgação - Mobilidade Urbana
O objetivo foi mostrar a importância do consumo de alimentos mais saudáveis
Quem passou pelo Terminal Central, nesta quinta-feira (16), pode participar de uma experiência em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável. A ação, promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, teve como proposta mostrar aos participantes a importância do consumo de alimentos mais saudáveis em substituição aos industrializados e ricos em gordura, açúcares e sal.
E para alcançar esta mudança de hábito por parte de quem passava pelo local entre uma viagem e outra, a equipe da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), em parceria com a empresa Hortifruti Macaé, realizou uma degustação de sucos funcionais. E, além de experimentar a bebida, que mistura frutas com vegetais como a couve por exemplo, os participantes ainda receberam as receitas dos sucos e as informações sobre seus benefícios.
Ao final, os que experimentaram o suco responderam a uma pesquisa com o tema “Você trocaria o refrigerante por esse suco?”. E, de acordo com a coordenadora do Catan, Carine Lima, a aceitação ficou acima das expectativas.
- Realizamos a pesquisa perguntando se trocariam o refrigerante pelos sucos funcionais e a maioria respondeu que sim. Sabemos que, pela vida corrida, a praticidade do produto pronto acaba sendo a realidade para muitos. No entanto, queremos mostrar que uma alimentação saudável é tão saborosa quanto o produto industrializado e só traz benefícios a saúde – disse.
Para Andreza Martins, que participou da ação e provou os sucos, a iniciativa é muito importante e o incentivo a uma vida mais saudável é fundamental. “Na minha casa, só consumo suco natural. Refrigerante só as vezes, pois, além de fazer mal, engorda. Além disso tenho crianças e por isso os refrigerantes são permitidos somente nas festinhas e comemorações”, afirmou.
O estudante Bryan Carvalho também aprovou os sucos e elogiou a ação realizada. "Toda orientação para que possamos nos alimentar melhor é importante, pois sabemos exatamente o que estamos comendo, sem nada que prejudique a saúde”, pontuou.
E a ação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável não fez sucesso somente entre os usuários do Sistema Integrado de Transporte. Muitos motoristas, cobradores e fiscais de Transporte também participaram.
Além da degustação de sucos funcionais, foi realizada também orientação nutricional com nutricionista do CEMEAES e estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de demonstrações da quantidade de açúcar, gordura e sal de alimentos industrializados pelos membros do Projeto Programa de Educação pelo Trabalho e Escolha Saudável Utilizando Rótulos de Alimentos (Pet Esaura).