Foto: Rui Porto Filho
O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas e demandas da população LGBT
A Coordenação de Políticas de Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade realizou, na manhã desta terça-feira (25), roda de conversa. O objetivo do encontro foi discutir políticas públicas e as principais demandas da população LGBT no município.
O coordenador de Políticas de Acesso e Gênero, Lincoln de Moura, explica que além de discutir as políticas públicas e fazer uma escuta das principais reivindicações e necessidades da população LGBT, a finalidade também é firmar parcerias com ONGs e movimentos para que seja realizado um trabalho de mais qualidade de vida para esse público.
"Assumi a coordenação no final de maio e tenho feito alguns encontros para que possamos estreitar a rede de atendimento a essas pessoas que necessitam de algum tipo de auxílio. Temos percebido que os trans estão nos procurando mais para realizar o atendimento da carteira social", explicou Lincoln.
Ele acrescenta ainda que no encontro desta terça-feira (25) foi lembrado também os 50 anos do Movimento Stonewall, de luta pelos direitos dos LGBT, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos.
A assistente técnica do Programa Rio Sem Homofobia, Fernanda Machado, informou que o município de Macaé contará em breve com o Núcleo de Atendimento LGBT, que funcionará dentro das instalações do Centro de Convivência do Idoso. "O local oferecerá atendimento psicológico, social e jurídico. A nossa intenção é realizar capacitação em delegacias e em instituições para que possam lidar com a população LGBT com os direitos que ela merece", pontuou.
No encontro foi falado ainda sobre o trabalho desenvolvido pelo Centro de Referência da Baixada Litorânea I e II, que tem sua sede no município de São Pedro da Aldeia e de abrangência em outras cidades.
A Coordenação de Políticas de Acesso e Gênero funciona dentro do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e quem quiser mais detalhes sobre o atendimento oferecido pode entrar em contato com os telefones: 22-2796-1420 ou 22-2796-1318.