Acessuas Trabalho intensifica canais de interação com a comunidade

18/12/2023 10:36:00 - Jornalista: Joice Trindade

O programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho Acessuas Trabalho está com novo número de WhatsApp (22 99101-7581), e redes sociais, com destaque para o Instagram (@acessuastrabalhomacae). O objetivo é facilitar a interação com a comunidade. A proposta é otimizar o atendimento aos cidadãos e proporcionar facilidade e agilidade na comunicação.

O programa, que visa atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14 e 64 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial: inscritas no CadÚnico; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos e mulheres vítimas de violência. A expectativa é atender 1.100 usuários em Macaé.

Para o próximo ano, o programa vai realizar, a partir do mês de fevereiro, oficinas temáticas relevantes que visam explorar as possibilidades que existem no município. Para isso, serão oferecidos aconselhamento e auxílio na preparação dos participantes para a atividade produtiva. Através de algumas parcerias também estão previstas oficinas com diferentes profissionais do mercado de trabalho de Macaé.

Segundo o coordenador do Acessuas Traballho, Wallace Felipe de Souza, a prioridade é abranger qualificação profissional, acesso ao emprego formal e empreendedorismo. Serão 25 participantes em oficinas semanais com duração de 1h30. Haverá entrega de certificados para quem tiver 75% de frequência. “As Oficinas proporcionam aos participantes desenvolver habilidades que os auxiliam na busca por oportunidades de emprego, inclusive temos registros de alguns jovens que foram contratados logo após participar das oficinas”, ressalta.

Entre os temas das oficinas estão: Identidade, Conceito de Trabalho e Etapas do Processo Seletivo (currículo-processo profissional –imagem pessoal e imagem profissional, Comunicação e Negociação, Condutas Éticas, Planejamento e Empreendedorismo. No último mês de novembro, foram realizadas as oficinas no CRAS Nova Esperança sobre a temática “Mulheres empreendedoras”, que publicaram o Livro “Mulheres que pariram a esperança”, além de “Marketing que dá certo”. Já no mês de dezembro aconteceu o encerramento do ciclo com o tema “Princípios de Administração Financeira”.

Na sede do Hotel de Deus, as oficinas foram “Elaboração e Currículo” e “Entrevistas”, no mês de novembro. Já neste mês de dezembro foi ministrado o encerramento de “Conceito de Trabalho” e "Conceito de Identidade x Identidade Profissional”.

Sobre o programa - O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. As oficinas ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou outro espaço pré-definido quando houver o período de inscrições.

Vale lembrar que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.

As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão de obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); a articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.