logo

Ações da Mobilidade visam melhor atendimento à população

22/06/2016 10:24:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Atividades incluem cursos de capacitação e atualização para os agentes de trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana está investindo em ações para a melhoria constante do atendimento à população. Uma delas é o Curso de Capacitação e Atualização dos Agentes da Autoridade de Trânsito, em que a quarta e última turma está em formação. A finalidade foi qualificar ainda mais os servidores públicos para o pleno e eficaz exercício das competências conferidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A formação inclui disciplinas teóricas como Operação de Trânsito; Noções de Engenharia de Trânsito; Noções de Direito; Legislação Penal e Processual Penal; Legislação de Trânsito; Infrações de Trânsito de Competência Municipal e Infrações de Trânsito de Competência Estadual.

Além destas, também fazem parte da grade do curso os tópicos: Técnicas de abordagem; Cidadania e Proteção ao Meio Ambiente; Conduta Ética e Relacionamento Interpessoal; Direção Defensiva em Situação de Emergência; Gerenciamento de Crises e Noções de Educação para o Trânsito. O curso inclui ainda aulas práticas de Defesa Pessoal e Técnicas de Imobilização e Socorrismo.

Integração – Além do treinamento para contribuir com o desenvolvimento, equilíbrio emocional e motivação, a Secretaria de Mobilidade urbana também iniciou o programa de atendimento psicoterápico a seus funcionários. Além da qualidade de vida dos membros da equipe, também busca a consequente melhoria dos serviços prestados por estes profissionais à população.

O acompanhamento é realizado duas vezes por semana, sempre nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, os investimentos nestas áreas são fundamentais para o aprimoramento dos serviços prestados à população.

- A capacitação dos agentes públicos é fundamental, pois a legislação também está em constante atualização. Mas, para que atuem satisfeitos de forma produtiva, o funcionário também precisa estar saudável, inclusive emocionalmente, já que lida diretamente com o cidadão, diz o secretário.