Com uma programação variada, voltada para questões sociais e de cidadania, a Prefeitura de Macaé, através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em parceria com diversas secretarias, celebrará nesta quinta-feira (8), o Dia Internacional da Mulher com o tema “150 anos na luta pelos seus direitos”.
O evento acontece, a partir das 10h, na praça Washington Luiz, com diversos estandes de serviços. Para encerrar a programação do dia a cantora Adriana Calcanhoto se apresentará, às 21h, no palco principal. Com um repertório eclético a interprete cantará novos e antigos sucessos.
A coordenadora da Codim, Vânia Deveza, lembra que ações integradas como esta fazem parte da política da instituição, que foi criada no início do governo Riverton Mussi para propor, coordenar e acompanhar as políticas públicas para as mulheres.
As mulheres que participarem do evento receberão orientações jurídicas com a equipe de advogadas da Codim, sobre direitos trabalhistas, previdência social, educação, saúde, família, gravidez entre outros. Além disso, serão informadas sobre a Lei Maria da Penha, sancionada em setembro de 2006, que puni com mais rigor os agressores domésticos.
As alunas do projeto Renda Mulher, da Codim, irão expor e comercializar seus produtos na Feira das artesãs. Também haverá emissão de documentos com retirada de fotografia, cadastramento para trabalho, retirada da primeira e segunda via de carteira de trabalho, atendimento odontológico na unidade móvel Expresso Saúde, exames preventivos de câncer de mama, orientações sobre DST/Aids, atenção à gestante e aleitamento materno, atenção às mulheres idosas, atenção às mulheres negras e apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de apoio ao paciente oncológico (Capo).
Para manter a saúde e o corpo em forma as homenageados do dia poderão curtir as aulas de lambaeróbica e karate, que será ministrada pelas professoras da Academia Sâmara Jardim, além da apresentação do coral de jovens da secretaria de Educação. Já os professores da Escola de Dança Âmbar, farão uma apresentação de dança espanhola e do ventre.
O evento conta com a parceria das secretarias de Trabalho e Renda, Saúde, Governo, Educação, Assistência Social, Comunicação Social, as fundações municipais de Cultura e Hospitalar, Capo, Cetim e Academia Samara Jardim.