logo

Ações de combate à dengue chegam ao CEU Malvinas

14/03/2024 12:23:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão / Divulgação

A atividade envolveu agentes de saúde e alunos da Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar

As ações integradas de controle e combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, promovidas pela Prefeitura de Macaé, seguem em vários pontos da cidade. Nesta quinta-feira (14), estão sendo intensificados os trabalhos de mutirão e limpeza, na área central, e de educação em saúde.

No bairro Malvinas, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF A/C), juntamente com os agentes de endemias que atuam na Educação em Saúde, receberam na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) os alunos da Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar.

A enfermeira Ana Paula Tourinho, da ESF C, ressalta que a equipe vem desenvolvendo um trabalho junto à comunidade para o controle do vetor.



“Informação é sempre fundamental, pois o resultado positivo desse trabalho depende da mudança de comportamento de cada cidadão. E a criança é uma multiplicadora dessas informações”, disse.




Na oportunidade, a garotada pôde assistir uma apresentação de teatro de fantoches, com a temática de combate à dengue. A pequena Nicole Gabriele, de quatro anos, adorou o teatro e acabou dando uma verdadeira aula.



“Não pode deixar água parada e as garrafas precisam ficar de boca para baixo. Se deixar o quintal sujo, o 'mosquitinho' da dengue bota os ovinhos e vai crescendo e a gente pode ficar doente”, contou Nicole.




Os alunos também puderam observar as fases do mosquito, como os ovos e as larvas, que estavam expostas para visualização. Eles também puderam caminhar pelo circuito “Xô Mosquito”, onde encontraram diversos depósitos onde os mosquitos podem depositar os seus ovos.

A diretora adjunta da escola, Alessandra Rezende, ressaltou que o trabalho de parceria entre as Secretaria de Educação e Saúde é de extrema importância.



“Essa abordagem com a criança chegará até suas casas. Não é um trabalho isolado e ajuda a fortalecer todo esse empenho dos profissionais que estão atuando nas ruas para eliminar os focos”, pontuou.



Ações - O supervisor geral da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), Marcelino Rocha, disse que no Centro o mutirão em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos visa à limpeza de terrenos baldios abertos, com recolhimento de depósitos que possam acumular água nas vias públicas. Uma tenda também foi montada na Praça Washington Luiz.

Já os agentes de endemias estão percorrendo os imóveis residenciais e comerciais, fazendo o controle químico e mecânico.



“Ainda nesta quinta, estaremos na Praça Veríssimo de Melo, durante a Feira da Agroeconomia, com orientações e distribuição de folhetos explicativos”, falou.



Solicitações e denúncias

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.