Foto: Maurício Porão / Divulgação
A atividade envolveu agentes de saúde e alunos da Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar
As ações integradas de controle e combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, promovidas pela Prefeitura de Macaé, seguem em vários pontos da cidade. Nesta quinta-feira (14), estão sendo intensificados os trabalhos de mutirão e limpeza, na área central, e de educação em saúde.
No bairro Malvinas, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF A/C), juntamente com os agentes de endemias que atuam na Educação em Saúde, receberam na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) os alunos da Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar.
A enfermeira Ana Paula Tourinho, da ESF C, ressalta que a equipe vem desenvolvendo um trabalho junto à comunidade para o controle do vetor.
“Informação é sempre fundamental, pois o resultado positivo desse trabalho depende da mudança de comportamento de cada cidadão. E a criança é uma multiplicadora dessas informações”, disse.
“Não pode deixar água parada e as garrafas precisam ficar de boca para baixo. Se deixar o quintal sujo, o 'mosquitinho' da dengue bota os ovinhos e vai crescendo e a gente pode ficar doente”, contou Nicole.
“Essa abordagem com a criança chegará até suas casas. Não é um trabalho isolado e ajuda a fortalecer todo esse empenho dos profissionais que estão atuando nas ruas para eliminar os focos”, pontuou.
“Ainda nesta quinta, estaremos na Praça Veríssimo de Melo, durante a Feira da Agroeconomia, com orientações e distribuição de folhetos explicativos”, falou.