logo

Ações de Economia Solidária são apresentadas na UFRJ

14/03/2008 15:48:30 - Jornalista: Catarina Brust

Depois do Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã (PMPE) ser considerado referência nacional, agora são as ações de Economia Popular Solidária (Ecopopsol), aplicadas no município, que também se tornam conhecidas nacionalmente. O secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, participou do 5º aniversário do Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento contou com a presença do Ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que conheceu os trabalhos desenvolvidos pelo núcleo e também da parceria com a prefeitura de Macaé por meio da Pesquisa Ação na Cadeia Produtiva da Pesca em Macaé, que originou um empreendimento de economia solidária de beneficiamento de pescado.

O ministro pôde degustar os quibes e as almôndegas fabricados pelo grupo produtivo Benesca, vinculado à Incubadora de Empreendimentos da secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Os salgados foram servidos durante o coquetel do evento comemorativo.

- As ações de geração de trabalho e renda implementadas pelo prefeito Riverton Mussi começam a se constituir como referência e isso é importante não só para os que buscam essa experiência, como também para os munícipes que podem contar com o desenvolvimento social a partir do trabalho - destacou o secretário de Trabalho e Renda.

1º Fórum do Trabalho –Robério Fernandes participa, neste sábado (15), do 1º Fórum do Trabalho de Casimiro de Abreu. O secretário fará palestra sobre a Incubadora de Empreendimentos de Economia Popular e Solidária e os projetos desenvolvidos pelos grupos produtivos que beneficiam cerca de 300 pessoas. Casimiro de Abreu vai implantar projeto de economia popular solidária no município.

A Incubadora, vinculada à Semtre, atua como gestora dos grupos produtivos, associações e empresas autogestionárias. O principal objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

Seminário – A Semtre também envia representante para o Seminário "Cadeia Produtiva do Artesanato no Estado do Rio de Janeiro" que visa o desenvolvimento do artesanato e da economia popular solidária (Ecopopsol) como cadeia produtiva. O Seminário é realizado como parte integrante do Plano Territorial de Qualificação (Plantec – 2007) e ministrado pela Setrab/RJ e Instituto Sociedade Cidadã.
A Incubadora de Empreendimentos de Economia Popular Solidária, participa do evento com representantes dos grupos produtivos do Assentamento Celso Daniel e de Pescado. O evento acontece, neste sábado e domingo (15 e 16), o dia inteiro, no Centro de Convenções do Hotel Vilarejo, em Rio das Ostras.