logo

Ações de saúde na área de medicina intensiva será destaque em congresso na Paraíba

24/05/2007 16:28:49 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os trabalhos científicos desenvolvidos pelos profissionais do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, começam a ganhar destaque nacional. Entre os dias 30 de maio e dois de junho, durante o VI Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva, serão apresentados nove trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da instituição, além do convite para ministrar palestra.

Um dos principais eventos brasileiros na área de Terapia Intensiva, o congresso contará com a presença de diversos profissionais estrangeiros. O diretor superintendente do HPM, Aluízio dos Santos Júnior, ressalta a importância do município ser representado num evento de destaque no cenário nacional e internacional.

Os trabalhos serão apresentados pela equipe do Núcleo de Vigilância Hospitalar do HPM, eleita a principal autora na maior parte dos trabalhos. Segundo a equipe do núcleo, composta por médicos, sanitaristas, especialistas em controle de infecção hospitalar e infectologistas, dois trabalhos serão apresentados como temas livres e sete em forma de pôster.

Já a psicóloga Maria do Carmo Malatesta foi convidada para participar de duas mesas: uma no dia primeiro de junho, como palestrante e falará sobre a atuação da psicologia dentro da unidade de tratamento intensivo, e outra, no dia dois, presidindo a mesa sobre “Como enfrentar e amenizar o estresse na UTI pediátrica”.

Maria do Carmo acrescenta que a partir das experiências apresentadas será feita a elaboração de protocolos em psicologia aplicada à medicina intensiva adulto e pediátrica.

O VI Congresso Norte-Nordeste de Medicina Intensiva, realizado em João Pessoa, na Paraíba, reunirá médicos intensivistas, clínicos, anestesistas, e cardiologistas adultos e pediatras, além de fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e estudantes de todas as áreas de saúde.

Entre os principais assuntos a serem abordados estão: sepse, infecção, monitorização hemodinâmica e neurointensivismo. O congresso já tem a presença confirmada dos seguintes profissionais estrangeiros: Dr. Sérgio Zanotti (Filadélfia, E.U.A), que falará sobre Sepse; Dr. Walter Widetta (Argentina), que abordará sobre Neurointensivismo; e a Psicóloga portuguesa Luzia Travazo, que enriquecerá o debate sobre terminalidade.