Macaé desponta mais uma vez no cenário nacional devido aos investimentos na área de saúde. Pesquisa realizada pelo Instituto Databraim, divulgada esta semana na revista Istoé aponta a saúde como a área de maior aprovação do governo municipal. O Hospital Público Municipal e o Programa Saúde da Família foram apontados pelos entrevistados como as ações de saúde mais relevantes para a população.
O secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, ressalta que a cada ano o governo municipal aplica mais recursos na área de saúde. Para o exercício de 2007, formam destinados R$ 164 milhões, que estão sendo aplicados na prevenção e no cuidado com o cidadão.
Luiz da Penha acrescenta que o bom resultado da pesquisa se deve ao trabalho e a dedicação de todos os profissionais da saúde que têm como objetivo atender com qualidade e dignidade a população. “Por determinação do prefeito Riverton Mussi estamos buscando melhorar a qualidade do atendimento médico, exames complementares e procedimentos cirúrgicos, que antes eram realizados em outras cidades, valorizando os profissionais e serviços médicos de Macaé”, completa o secretário.
O secretário destaca também os investimentos nas campanhas e projetos na área de prevenção com o Programa Saúde da Família mudaram vários indicadores da atenção básica, principalmente no impacto sobre a mortalidade infantil no município. “Com ações como estas que conseguimos sair do quinto lugar em índice de qualidade municipal no Estado e, hoje, alcançamos o terceiro lugar”, diz.
O presidente da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé, Aluízio dos Santos Júnior, ressalta que o funcionamento do HPM veio dar integralidade às ações já desenvolvidas na rede municipal de saúde. "Não adianta construir hospitais sem estruturar a base, e uma dessas vertentes é o PSF, que atua de forma integral e contínua nos grupos com atenção redobrada para os recém-nascidos, crianças, gestantes, diabéticos, hipertensos e idosos", garante.
O diretor técnico do HPM, Luiz Porto, acrescenta que quem vivencia o dia-a-dia da administração municipal sabe do esforço e da determinação do prefeito Riverton Mussi em atender as expectativas da população macaense, especificamente na área de saúde. “Os investimentos na saúde foram muito além das expectativas, colocando Macaé em posição de destaque no Estado do Rio”, observa.
Ele também destaca que a dedicação dos funcionários da secretaria Especial de Saúde e da Fundação Municipal Hospitalar foi fundamental para que a população aprovasse estes serviços. “No HPM já havíamos feito uma pesquisa de satisfação dos usuários, onde observamos uma boa aceitação dos serviços”, avalia, acrescentando que novas ações administrativas e técnicas serão implementadas.
O HPM conta, atualmente, com o Centro de Treinamento Médico e busca através de um processo, já em andamento, de acreditação internacional de qualidade no atendimento de emergência. Outro desafio é tornar o HPM em uma instituição de ensino médico-educacional nas áreas de graduação e pós-graduação em parceria com as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Agendamento para cirurgias
A secretaria Especial de Saúde iniciou, esta semana, um trabalho de agendamento de cirurgias. Primeiramente, serão atendidas as mulheres que necessitam de cirurgia ginecológica e aguardam pelo procedimento. Elas vão receber a visita dos agentes comunitários de saúde com a data e horário para a consulta. Segundo o secretário Luiz da Penha, este trabalho se estenderá para outras especialidades como cirurgia geral e de catarata.