logo

Ações de Zoonoses prosseguem na Imbetiba

27/08/2013 14:08:00 - Jornalista: Ana Clara Menezes – estagiária*

Foto: João Barreto

Atividades visam combater proliferação do mosquito Aedes

A prefeitura prosseguiu com ações de controle de roedores e combate à dengue no bairro Imbetiba nesta terça-feira (27). A ação foi realizada na divisão especial de transporte e remoção da secretaria de Saúde, localizada na Rua Doutor Luiz Belegard, 540, ao lado da Casa do Idoso. A atividade é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e se intensifica em pontos estratégicos do bairro.

Com máquinas especializadas, a equipe formada por três agentes, dois operadores de fumacê e um supervisor operam os trabalhos de eliminação de focos e proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação é realizada em todo o terreno e principalmente nos carros parados e sem condição de uso, que podem, com o acúmulo da chuva, contribuir para a criação de larvas do mosquito.

- Essa intervenção do CCZ é necessária, em conjunto com a secretaria do Ambiente, quando se trata da infestação de caramujos no terreno e paredes ao redor. A visitação quinzenal da equipe de Zoonose fornece segurança aos profissionais que atuam no local, aos vizinhos e pacientes do Asilo Casa do Idoso - afirmou o coordenador da divisão especial de transporte e remoção da secretaria de Saúde, José Carlos de Souza.

Segundo o supervisor de campo, Marcelino Rocha e o supervisor de equipe Ozeas Batista, o trabalho de detectar e eliminar os focos é importante para prevenção de doenças da população e para o controle do ambiente saudável, seja ele em casas ou em praias e ferros-velhos. A equipe também trabalha com campanhas educativas, orientando a população por toda a cidade.

O operador de fumacê, Carlos Luiz da Silva, de 51 anos, está há dez anos nessa área e informou que recebeu treinamento para o domínio das máquinas de trabalho e quando necessário, se atualiza sobre as técnicas de acordo com as novidades de operação.

Em caso de suspeita de foco ou infestação dos roedores e mosquitos da dengue, a população deverá entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos números (22) 2796-1186 / (22) 2772-6461, ou no disque-dengue pelo 0800 022 646.



*Com supervisão Equipe Secom