O Terminal Central de Macaé recebeu na tarde desta terça-feira (22) a programação do Outubro Rosa. A ação de conscientização, realizada em frente ao Espaço Arte Mulher, foi marcada por interação, roda de conversa e orientações na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Seguindo os mesmos moldes, o próximo evento sobre este mesmo tema será nesta quarta-feira (23), na Praça Veríssimo de Mello, que também receberá a Blitz Educativa, às 14h.
A programação desta terça-feira contou com as participações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana em parceria com as equipes das Secretarias de Saúde e de Políticas para as Mulheres, Programa de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem) e da concessionária de transporte municipal. Satisfeitas, as amigas Luzinete Leopoldino e Lucivânia da Silva fizeram questão de parar e fazer parte da programação, antes de embarcarem no ônibus para suas casas. "Temos que nos cuidar e ficar mais atentas à nossa saúde. O câncer de mama é um assunto importante", contou Lucivânia.
O público feminino que percorreu o Terminal Central e participou do evento ganhou rosas, folderes sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do exame clínico, além de materiais sobre ações da Secretaria de Políticas para as Mulheres, como programa de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, disque mulher e orientação jurídica.
A ocasião foi marcada também por orienta enfermeiro obstétrico do Programa Saúde da Mulher e do PS Aeroporto, Hugo Maia Torquato, e enfermeira do Programa Saúde da Mulher e do Centro de Referência ao Adolescente (CRA), Simone Abugeber D. de Carvalho destacaram a importância o exame, do olhar criterioso dos sintomas e da busca pelos dispositivos municipais e o acompanhamento médico.
Também presentes o diretor de Acessibilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes salientou que além da homenagem, a pasta está priorizando a conscientização e prevenção. "A importância do autocuidado é priorizada nos encontros", comentou Júlio, que representou o Secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
Já o Coordenador de Transporte da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Moreira, enfatizou que a campanha "Outubro Rosa" é de suma importância, e que o Terminal Central é um ponto estratégico para essa programação. "Recebemos uma média de 60 mil pessoas por dia no Terminal Central, e a orientação é essencial. O próximo passo é a realização da campanha 'Novembro Azul' para os funcionários dos setores municipais", ressaltou Moreira.
Além das orientações, quem passou pelo Terminal Central teve a oportunidade de saber mais a respeito do funcionamento da unidade móvel Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), da Secretaria de Saúde, onde são ofertados encaminhamentos para exames de mamografia e até ocorrem exames de preventivo. O ônibus rosa faz parte do Paism.