logo

Ações do Peti surpreendem pelo dinamismo e variedade

03/10/2007 18:00:42 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, através da Secretaria Executiva da Infância e Juventude da prefeitura de Macaé, desenvolve, em parceria com o Governo Federal, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O público alvo são crianças e adolescentes que vivem em áreas de risco social, garantindo aos 90 assistidos integração com a sociedade e aproximação da realidade.

Um dos projetos inovadores é a criação de uma rádio e de um jornal na própria sede do Peti, que fica na Fronteira, atividade para o qual os jovens estão se preparando visitando veículos de comunicação da cidade. A rádio 101 FM recebeu a visita do grupo e nesta quinta-feira (04), às 10h, será a vez do Jornal O Debate. O coordenador pedagógico do Peti, Douglas Fontes, está entusiasmado com o projeto e garante que os jovens têm grande potencial.

As programações do Peti não param por aí. Valorizando a área cultural, está confirmada a exposição de telas do “Projeto Recriando Tarsila”, que acontece no período de 08 a 26 deste mês no Solar dos Mellos, e de 29 de outubro a 01 de novembro na Secretaria Executiva de Infância e Juventude. No dia 27 de novembro acontecerá leilão de algumas telas do “Projeto Recriando Tarsila”, no Clube Cidade do Sol.

O Peti conta com o apoio de empresas parceiras que colaboram em seus eventos. É o caso da Petrometal e Baker, sendo esta última responsável pela doação de 70 cestas básicas para as famílias das crianças do Peti. O Peti, atualmente, atende 90 crianças entre 07 e 14 anos dos bairros Fronteira e Nova Holanda. Durante o período que passa na instituição, a garotada tem aulas de reforço escolar, ética, cidadania, educação ambiental, arte culinária, artesanato, educação física e capoeira.

Os assistidos pelo programa freqüentam a instituição fora do horário escolar. Na parte da manhã, antes das aulas, é oferecido café da manhã. As crianças também tomam banho, almoçam, escovam os dentes e vão para a escola. Na parte da tarde, elas são recebidas com almoço, lanche e vão para casa de banho tomado.

Dia da Criança

Pelo Dia da Criança, o Peti antecipará a comemoração, organizando uma festa para a garotada no dia 10, às 16h, em sua própria sede. Já no dia 22, uma nova programação será realizada no Forte Marechal Hermes, das 13h às 17h, tendo o apoio das Mulheres Cristãs em Ação.